Coordenador de Curso
Condições de acesso
Obrigatória a realização de
provas de ingresso (gratuitas)
Condições de candidatura ao MEEFEBS
- Apto na Prova de Ingresso referida em Condições de acesso (nota mínima de 10 valores);
- Licenciatura em Educação Física e Desporto, ou equivalente legal;
- Realização da Candidatura ao mestrado;
- Seriação dos candidatos utilizando a seguinte ponderação:
- Classificação da Prova de Ingresso: 50%
- Média final da Licenciatura: 50%
NOTA: A prova de ingresso só pode ser usada para a candidatura no ano da sua realização.
Destinatários
Licenciados em Educação Física e Desporto, ou áreas afins com um mínimo de 120 créditos de formação na área de Educação Física e Desporto, ou equivalente legal.
Processo de Seriação Prática de Ensino Supervisionada 2024/2025
Registos
Plano de Estudos 2022 - Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número R/A-Ef 884/2011/AL02
Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número R/A-Ef 884/2011/AL01
Publicação em Diário da República
Publicação em Diário da Republica, aviso n.º 11294/2022 (2.ª série), Nº 107 de 2 de junho de 2022
Acreditação do Ciclo de Estudos
Estado:
Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 27-07-2021
Avaliação do Ciclo de Estudos
Descrição
Um dos traços mais característicos e marcantes da Universidade da Maia tem sido a sua aposta na Formação de Professores de Educação Física, em conformidade com as exigências académicas, legais e as que decorrem da profissionalidade docente na atualidade, nomeadamente através de uma proposta formativa que procura responder aos desafios colocados pelo reconhecimento do valor da Educação Física na qualidade das políticas educacionais e desportivas.
A formação que se preconiza contempla quatro áreas formativas que traçam o perfil do Professor de Educação Física da Universidade da Maia: a lecionação, a gestão educacional, o planeamento e intervenção na comunidade educativa e a extensão à comunidade envolvente. Pretende-se formar profissionais capazes de:
- Aprofundar e integrar conhecimentos nos domínios da Educação Física e do seu quadro de extensão, nomeadamente do Desporto Escolar e dos Estilos de Vida ativos;
-
Aplicar pedagógica e didaticamente a sua formação científica, assente numa perspetiva neo humanista de enfoque ético, social e cultural;
Lidar fundamentadamente com as questões da organização e gestão escolar, desenvolvendo soluções adequadas à diversidade de situações da Escola e da Comunidade;
- Saber comunicar adequadamente, através de diferentes formas de expressão, nos contextos educativos específicos;
- Assumir comportamentos que privilegiem o trabalho de equipa, a partilha de informação, a superação individual e coletiva nos ambientes educativos em que exercem a docência;
- Enquadrar as exigências da profissionalidade num percurso de progressiva autonomia, a partir de uma identidade profissional reflexiva assente nos princípios da cultura desportiva.
Saídas Profissionais
Habilitação para a docência nos Ensinos Básico e Secundário.
Empregabilidade
Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados.
Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.
Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (2º ciclo)
O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte
link
Aspetos Diferenciadores
A filosofia deste mestrado assenta nas melhores práticas e na investigação educacional nacional e internacional, procurando através de uma perspetiva inovadora conjugar os saberes da Educação Física com as questões problematizadoras das práticas educativas, num ambiente de investigação – ação que se associa às dinâmicas do núcleo da Universidade da Maia do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano – CIDESD, que obteve a classificação de “very good“, através de avaliação internacional no âmbito da FCT.