Estudantes

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Estágio Curricular 

A formação prática em contexto de trabalho é uma das etapas mais significativas do percurso académico dos/as nossos/as estudantes, a qual possibilita uma aproximação ao mercado trabalho que se traduz, muitas vezes, na sua integração nos quadros das empresas que connosco colaboram.

Esta oportunidade representa um enorme contributo para o desenvolvimento de competências profissionais e transversais, muito valorizadas numa sociedade em constante desenvolvimento e num mercado de trabalho cada vez mais competitivo. A qualidade dos estágios potenciados, favorece a iniciação à prática profissional autónoma e integração no meio profissional, ao mesmo tempo que permite aos nossos estudantes um questionamento e reflexão sobre as suas identidades pessoais e profissionais.

Neste sentido, é pretensão do Gabinete de Inserção Mercado de Trabalho (GIMT), contribuir, de uma forma positiva, para que esta etapa se realize da melhor forma possível, agilizando todos os procedimentos inerentes à sua concretização e estando disponíveis para colaborar com os intervenientes desta etapa.
 
Formulário 01 – Entidade a protocolar ​(Após preenchimento, deve ser entregue ao coordenador do curso ou regente da Unidade Curricula​r Estágio).

Formulário 02 - Registo de Presenças 

Formulário 03 - Plano de Estágio 


​Estágio extracurricular

Os estudantes poderão dirigir-se ao Gabinete de Inserção no Mercado de Trabalho para obterem apoio administrativo na elaboração do protocolo. 


Estágios Extracurriculares - opção curta duração 

Nesta tipologia de estágio, o GIMT pode servir de intermediário no processo. Porém, as condições de estágio e o protocolo são definidos e assinados por 2 (duas) partes: Estudante e a Instituição / Empresa de Acolhimento. 

Os estágios extracurriculares realizados por estudantes, através do GIMT, poderão constar no Suplemento ao Diploma. 


Quando a opção de estágio é de curta duração, este é realizado num período de duração nunca superior a 3 (três) meses. O contrato de estágio de MCD (Muita Curta Duração) deverá ser formalizado por escrito entre o Estagiário e a Empresa/Instituição Acolhedor​a, nesse mesmo contrato deverá estar devidamente fundamentada a natureza de Muita Curta Duração. Esta tipologia de estágio poderá, também, constar no Suplemento ao Diploma​.​



​​​​
Estagiar noutro País!
Agora que acabei o curso em que país posso estagiar?
  Saber mais




Estágio curricular auto-proposto        

 

 

Os estudantes que pretendam um estágio auto-proposto numa determinada Instituição / Empresa, poderão deslocar-se ao GEIMT para a formalização institucional do pedido de estágio.


​Estágios Curriculares

As experiências práticas em contexto laboral, nomeadamente através da realização de estágios, são cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho. O GEIMT, atento a esta realidade, disponibiliza aos estudantes, condições de excelência para que possam enriquecer e complementar as suas formações académicas, com experiências práticas, através da realização de estágios.
Os estágios curriculares são promovidos pelo GEIMT em estreita colaboração com a coordenação dos cursos; uma vez que estão inseridos nos planos curriculares, o seu funcionamento é definido de acordo com o regulamento de estágio de cada curso.
 

Estágio extracurricular  

 

Os estudantes poderão dirigir-se ao gabinete de estágios para obterem apoio administrativo na elaboração do protocolo.


Estágios Extracurriculares - opção curta duração

Nesta tipologia de estágio, o GEIMT pode servir de intermediário no processo. Porém, as condições de estágio e o protocolo são definidos e assinados por 2 (duas) partes: Estudante e a Instituição  / Empresa de Acolhimento.
Os estágios extracurriculares realizados por estudantes, através do GEIMT, poderão constar no Suplemento ao Diploma.

 
Quando a opção de estágio é de curta duração, este é realizado num período de duração nunca superior a 3 (três) meses. O contrato de estágio de MCD (Muita Curta Duração) deverá ser formalizado por escrito entre o Estagiário e a Empresa/Instituição Acolhedora, nesse mesmo contrato deverá estar devidamente fundamentada a natureza de Muita Curta Duração. Esta tipologia de estágio poderá, também, constar no Suplemento ao Diploma.

​​Atividades 

O GIMT desenvolve um conjunto de atividades em colaboração com diferentes empresas/entidades que se constituem nossas parceiras, que favorecem a aproximação com o tecido empresarial e potenciam a aquisição e/ou aperfeiçoamento de competências em áreas consideradas determinantes no acesso, integração e permanência no mercado de trabalho, ao mesmo tempo que se constituem como espaços de partilha, de reflexão e de questionamento.​​


Atividades


​​​​​Podemos ainda ajudar-te na elaboração do curriculum vitae e carta de ​​apresentação.
Visita-nos ou contacta-nos através do nosso endereço de email: gimt@maieutica.pt​​​