Mestrado

Criminologia

Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento

​​

Coordenador de Curso

André Paulino Piton

Destinatários

Licenciados em Criminologia, Direito, Filosofia, Psicologia, Sociologia, Solicitadoria, ou áreas afins, ou equivalente legal.

Registos

Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número  R/A -Cr 115/2016

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos 
Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 21-07-2016

Avaliação do Ciclo de Estudos

Descrição

Este mestrado visa, por um lado, dar continuidade à formação do 1.º Ciclo em Criminologia aprofundando-a, desenvolvendo-a e robustecendo-a, com uma formação avançada e que acentue as desejadas e reforçadas competências para uma especial e plena integração profissional no âmbito da especialidade, no mercado de trabalho, mas também no plano da investigação científica e no plano académico.

Por outro lado, proporciona aos detentores de outras licenciaturas, o contacto a nível avançado com a criminologia, com as respetivas matérias e questões metodológicas e de investigação.

As diferentes unidades curriculares, lecionadas por doutorados e especialistas na matéria, proporcionarão não só os conhecimentos essenciais, como avançados, sobre diferentes temas que propiciarão a formação investigacional e profissional do criminólogo.

O programa de mestrado visa, com efeito, aprofundar as matérias da Criminologia e do Sistema de Justiça Penal, contribuindo para completar a formação académica e profissional dos destinatários e um melhor conhecimento daquelas duas áreas e respetiva interseção.

No quadro dos conteúdos programáticos teóricos incluídos no programa deste mestrado, analisar-se-ão os aspetos referentes à Criminologia e ao Sistema de Justiça Penal, bem como à metodologia de investigação científica em geral e específica em criminologia, assim como os procedentes de outras disciplinas que permitem o acesso à formação aprofundada em Criminologia.

Saídas Profissionais

O Mestrado em Criminologia proporciona as saídas profissionais paras as quais estão especialmente vocacionados e preparados: inserção e funcionamento eficaz, em diversos contextos laborais, desde a investigação científica e académica (realizando, p.ex., estudos e projetos de investigação sobre factos, fatores e comportamentos delituais, nomeadamente sobre os seus autores, os seus métodos e o seu contexto), até aos mais especializados e profissionalizados, designadamente os relacionados com a intervenção profissional no fenómeno da segurança e do crime.

Prepara este Mestrado para a intervenção a todos os níveis, no domínio do Sistema de Justiça Penal, nos diversos momentos de intervenção e áreas científicas. Mas reforça ainda o acesso aos serviços prisionais; instituições de reinserção social; instituições que trabalham com menores em risco ou no apoio a vítimas e, designadamente para os licenciados em criminologia, o acesso às corporações policiais (PSP, GNR, PJ); serviços de estrangeiros e fronteiras (SEF); serviços secretos; serviços de inspeção das atividades económicas; serviços prisionais; segurança privada, etc.

Empregabilidade

Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados.

Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.

Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Criminologia (2º ciclo)

O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link

Aspetos Diferenciadores

A licenciatura em Criminologia da Universidade da Maia funciona em estreita articulação com, a Unidade de Investigação em Criminologia e Ciências do Comportamento (UICCC) que desenvolve projetos de investigação e de serviço à comunidade na área das ciências criminológicas e o Laboratório de Ciências Forenses e Criminologia (LCFC) que promove uma componente prática laboratorial na área das Ciências Forenses e da Criminalística. São ainda organizadas visitas de estudo, o que contribuem para a transferência dos saberes teóricos para a prática.

Os docentes deste Mestrado integram Unidades de Investigação, classificadas com “Good“ Centro de Investigação Interdisciplinar em Direitos Humanos (DH-CII), e “Very Good“ Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), através da avaliação internacional no âmbito da FCT.

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras da Universidade da Maia.

Propinas/Bolsas e financiamento

​A Universidade da Maia procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

       Candidata-te aqui