Coordenador de Curso
Joaquim Fernando Monteiro Pratas
Provas de Ingresso
História (11) ou
Português (18) ou
Matemática Aplicada às Ciências Sociais (17)
Registos
Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número R/A-Ef 879/2011
Publicação em Diário da República
Acreditação do Ciclo de Estudos
Estado:
Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 26-02-2020
Avaliação do Ciclo de Estudos
Descrição
Com esta licenciatura pretende-se desenvolver uma sólida formação especializada de base, assegurando uma ampla preparação em Gestão, dado que aprofunda conteúdos em diversas áreas da decisão e da gestão de marketing, inteligência estratégica da organização, gestão da mudança, da inovação, das tecnologias e dos sistemas de informação.
A licenciatura forma profissionais capazes de definir e de executar de uma forma qualificada as suas funções nas distintas áreas de gestão de marketing, designadamente: estratégico, operacional, tecnológico e setorial.
Dada a sólida formação nas áreas estratégica e operacional de marketing, aos licenciados em gestão de marketing será, seguramente, reconhecido o perfil profissional e a atitude necessária à maximização da eficiência de projetos e recursos empresariais.
Saídas Profissionais
As competências adquiridas promovem o desenvolvimento de um espírito empreendedor, o que permite o enquadramento profissional em diferentes níveis de intervenção, nomeadamente:
-
Gestor(a) de Marketing;
-
Analista de Mercados;
-
Gestor(a) de Produtos (Serviços)- Mercado;
-
Gestor(a) de Clientes;
-
Gestor(a) de Marca;
-
Gestor(a) de Logística e Distribuição;
-
Especialista de Comunicação
-
Direção Comercial.
Empregabilidade
Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados .
Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.
Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Gestão de Marketing (1º ciclo)
O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte
link
Aspetos Diferenciadores
A Universidade da Maia esteve e está envolvido em vários projetos nacionais e internacionais com fortes componentes de marketing e de gestão, nomeadamente o
EMIC - European Marketing & Innovation Centers, que coordenou, com o objetivo de promover o reforço da relação entre Marketing e Inovação, quer no plano da Formação Superior e da Investigação, quer no da Gestão Empresarial. Com o envolvimento de estudantes e docentes, o projeto EMIC integrou a Universidade da Maia nas redes europeias de Inovação e Marketing, o que contribui também para a melhoria da mobilidade dos alunos da Universidade da Maia afetos ao programa ERASMUS.
Docentes deste curso integram Unidades de Investigação classificadas com “Very Good“ Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) e com “Good“ Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE), em avaliação internacional no âmbito da FCT.