V Encontro da Secção Temática de “Sociologia do Direito e da Justiça"

​​​​​​​​​​​​​​​​

O "V Encontro da secção temática de “Sociologia do Direito e da Justiça” da APS terá lugar na Universidade da Maia, nos dias 16 e 17 de Maio de 2024, , coorganizado pela Universidade da Maia (UMAIA), pela Unidade de Investigação em Criminologia e Ciências do Comportamento (UICCC) e pelo Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov). Esta é uma organização multi e interdisciplinar que pretende espelhar a escolha do tema do Encontro: Direitos, Violências e Sistema de Justiça.


A questão das violências é inerente às relações humanas. Como forma de resposta, desenvolveram-se mecanismos de poder, associados sobretudo ao poder do Estado, entre os quais instrumentos legislativos criadores de direitos e um sistema de justiça para os implementar. Contudo, hoje questiona-se se estes mecanismos são ainda capazes de responder aos desafios que se vão colocando, em sociedades cada vez mais diversas e  desiguais (polarizadas), num momento de agudização dos conflitos internacionais, das crises económicas, sociais e ambientais e de emergência da quarta revolução industrial, a da inteligência artificial.

Neste evento pretende-se discutir um tema de grande pertinência atual, dando visibilidade à variedade e vitalidade da investigação sociológica e criminológica sobre direito e justiça realizada não só em Portugal, mas também nos países de língua portuguesa, procurando encurtar o distanciamento que ainda se verifica entre as disciplinas da sociologia, do direito e da criminologia, entre a academia e profissionais, e promover os intercâmbios/aprendizagens de diferentes latitudes.

O Encontro é aberto a todas e todos que participam na investigação e aplicação do(s) direito(s) e da justiça, seja qual for a sua formação e enquadramento institucional do seu trabalho. Apelamos vivamente à participação de jovens investigadores/as, profissionais e académicos/as, que desenvolvem as suas atividades em língua portuguesa e/ ou no espaço lusófono. 

​​​​​​​​​​​


Para mais informações, contacte-nos

5encontrosdj@umaia.pt ​​​​​​