Formação Pós-Graduada

Storytelling - Escrita Audiovisual e Multimédia

Departamento de Ciências da Comunicação e Tecnologias da Informação

​​​​​​

Coordenador​ de Curso

Pedro Marta Santos
 
A Pós-Graduação em Storytelling - Escrita Audiovisual e Multimédia visa capacitar profissionais para a criação, gestão e otimização de conteúdos digitais voltados para engajamento, desenvolvimento de audiência e estratégias de negócios online, oferecendo flexibilidade na aquisição de competências por meio de módulos independentes ou o curso completo.

São objetivos específicos da pós-graduação:
  • Desenvolver competências em storytelling clássico e multimédia para ficção, escrita criativa digital e em técnicas jornalísticas e ficcionais aplicadas a guião de documentário e docudrama;
  • Ensinar o uso de técnicas narrativas de exposição, desenvolvimento e resolução recorrendo à dramaturgia fundacional e contemporânea;
  • Capacitar para o trabalho de guionismo em todas as fases da criação audiovisual (escrita e desenvolvimento de projeto, pré-produção, acompanhamento de rodagem e realização, montagem e promoção) e para todas as vertentes de storytelling (cinema, videoarte, séries, minisséries e telefilmes, webséries, videoclips, podcast de ficção e documentário, long-form journalism online);
  • Formar guionistas preparados para responder às necessidades dos mercados nacional e internacional, com competências para a construção de dossiers de projeto destinados a produtores e a concursos de financiamento de escrita e produção públicos e privados, com domínio de ferramentas IA. 


Destinatários

  • Profissionais de cinema, audiovisual, da escrita, produção e realização de conteúdos multimédia, do jornalismo digital, do marketing, publicidade e design, da criação de artes visuais e da literatura;
  • Empreendedores, economistas e gestores de empresas que pretendam adquirir competências na área do storytelling;
  • Profissionais e criadores de outras áreas que desejem fazer a transição para a escrita de conteúdos audiovisuais e multimédia.​


Objetivos Pedagógicos

  • Proporcionar uma formação dinâmica e adaptável, com equilíbrio entre autonomia (online) e experiência (presencial);
  • Desenvolver competências técnicas e criativas, utilizando exemplos práticos e bem-sucedidos de público e crítica como base para a aprendizagem;
  • Preparar os alunos para o mercado através do desenvolvimento de ferramentas de comunicação e networking e de apresentação pública do trabalho final.


Organização

ECTS: 20
Duração: 20 semanas , inclui período de aulas, avaliação e apresentação de trabalho final
Horas totais de trabalho: 500 horas
Horas totais de contacto: 160 horas de contato (presencial e/ou online), distribuído por 2 sessões semanais de 4h/sessão (presenciais e/ou online)
Regime: Pós-laboral, de forma a garantir compatibilidade das aulas com compromissos profissionais, promovendo a conciliação entre formação e rotina diária

Modelo Pedagógico 
Modalidade: Híbrida (presencial/online), consoante a disponibilidade e conveniência dos estudantes:
  • Aulas online e gravadas, permitindo flexibilidade de estudo;
  • Workshops presenciais para atividades práticas, como gravações audiovisuais e eventos de networking;
  • Flexibilidade com foco na personalização do formando, respeitando ritmos distintos de progressão;
  • Adaptação à disponibilidade dos alunos, combinando flexibilidade e interação prática. As aulas presenciais contemplarão a possibilidade de participação à distância, por videoconferência, para maior conveniência dos alunos em locais remotos.​

Estrutura: Combinação de várias metodologias pedagógicas

  • Aulas Online e Gravadas
    • Flexibilidade de horário para estudo autónomo.
    • Acesso a conteúdos a qualquer momento, promovendo a gestão personalizada do tempo de aprendizagem.
  • Workshops Presenciais
    • Atividades práticas, como gravações audiovisuais e eventos de networking.
    • Enfoque no desenvolvimento de competências aplicadas e na construção de relações profissionais.

  • ​Exemplos Práticos
    • ​​Este modelo prepara profissionais para atuar estrategicamente na criação e gestão de conteúdos digitais, alinhando inovação e aplicabilidade ao mercado.


Mobilidade

​Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras da Universidade da Maia.

Propinas/Bolsas e financiamento

A Universidade da Maia procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.​​​​

​​