Formação Pós-Graduada

Criação de Conteúdos Digitais e Estratégia Online

Departamento de Ciências da Comunicação e Tecnologias da Informação

​​​​​​​​​​​​​

Coordenador​ de Curso

 Carlos Coelho Costa ​

A Pós-Graduação em Criação de Conteúdos Digitais e Estratégia Online​ visa capacitar profissionais para a criação, gestão e otimização de conteúdos digitais voltados para engajamento, desenvolvimento de audiência e estratégias de negócios online, oferecendo flexibilidade na aquisição de competências por meio de módulos independentes ou o curso completo.

São objetivos específicos da pós-graduação dotar os estudantes de capacidades e competências que os tornem capazes de:

Desenvolver competências em storytelling digital, escrita criativa e copywriting;

  • Ensinar o uso de ferramentas e técnicas de produção visual e audiovisual para médias digitais;
  • Aplicar técnicas de SEO e análise de dados para performance de conteúdo;
  • Apresentar tendências emergentes no mercado digital, como AR/VR e inteligência artificial aplicada a conteúdos.


Destinatários

  • Profissionais de comunicação, marketing, jornalismo, publicidade, design, gestão de médias sociais e influenciadores digitais;
  • Empreendedores e gestores de pequenas e médias empresas que desejam dominar a criação de conteúdo para promoção e envolvimento;
  • Profissionais de outras áreas que desejam fazer uma transição para a criação de conteúdos digitais.


Objetivos Pedagógicos

  • Proporcionar uma formação dinâmica e adaptável, com equilíbrio entre autonomia (online) e experiência (presencial);
  • Desenvolver competências técnicas e criativas, utilizando exemplos práticos e bem-sucedidos de público e crítica como base para a aprendizagem;
  • Preparar os estudantes para o mercado através do desenvolvimento de ferramentas de comunicação e networking e de apresentação pública do trabalho final.​


Organização

ECTS: 20
Duração: 20 semanas , inclui período de aulas, avaliação e apresentação de trabalho final
Horas totais de trabalho: 500 horas
Horas totais de contacto: 160 horas de contato (presencial e/ou online), distribuído por 2 sessões semanais de 4h/sessão (presenciais e/ou online)
Regime:Pós-laboral, de forma a garantir compatibilidade das aulas com compromissos profissionais, promovendo a conciliação entre formação e rotina diária

Modelo Pedagógico 
Modalidade: Híbrida (presencial/online), consoante a disponibilidade e conveniência dos estudantes:
  • Aulas online e gravadas, permitindo flexibilidade de estudo;
  • Workshops presenciais para atividades práticas, como gravações audiovisuais e eventos de networking;
  • Flexibilidade com foco na personalização do formando, respeitando ritmos distintos de progressão;
  • Adaptação à disponibilidade dos alunos, combinando flexibilidade e interação prática. As aulas presenciais contemplarão a possibilidade de participação à distância, por videoconferência, para maior conveniência dos alunos em locais remotos.

Estrutura: Combinação de várias metodologias pedagógicas
  • Aulas Online e Gravadas
    • Flexibilidade de horário para estudo autónomo.
    • Acesso a conteúdos a qualquer momento, promovendo a gestão personalizada do tempo de aprendizagem.
  • Workshops Presenciais
    • Atividades práticas, como gravações audiovisuais e eventos de networking.
    • Enfoque no desenvolvimento de competências aplicadas e na construção de relações profissionais.

  • ​Exemplos Práticos
    • ​​Este modelo prepara profissionais para atuar estrategicamente na criação e gestão de conteúdos digitais, alinhando inovação e aplicabilidade ao mercado.

Mobilidade

​Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras da Universidade da Maia.

Propinas/Bolsas e financiamento

A Universidade da Maia procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.​​