Candidaturas

Doutoramento Psicologia,Especialidade de Psicologia Clínica

Este programa doutoral irá qualificar especialistas na área da Psicologia Clínica, complementando a formação adquirida no 1º e 2º ciclos de estudos em Psicologia Clínica (ou dos Licenciados Pré-Bolonha, especializados em Psicologia Clínica). De modo a garantir a homogeneidade e competência do grupo, é requerida experiência prévia na área, pelo que se admitem candidaturas com as seguintes qualificações:
  1. Titulares de um grau de Licenciado/a em Psicologia e, cumulativamente, de um grau de Mestre em Psicologia na especialidade de Psicologia Clínica ou similar;
  2. Titulares de um Mestrado Integrado, com especialização em Psicologia Clínica ou similar;
  3. Titulares de um grau de Licenciado em Psicologia, com pelo menos 300 ECTS, com especialização em Psicologia Clínica ou similar, reconhecido como atestando capacidade para realização do Doutoramento pelo Conselho Científico, sob proposta do/a Coordenador/a, ouvida a Comissão Científico-Pedagógica;
  4. Detentores de um currículo escolar, profissional ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do Doutoramento pelo Conselho Científico, sob proposta do/a Coordenador/a, ouvida a Comissão Científico-Pedagógica, como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
  5. Médicos a realizar especialidade em Psiquiatria, ou com essa especialidade em Psiquiatria já completada.​

Abertura das Candidaturas 2025/2026

1ª Fase de candidatura: de 14 de julho a 29 de julho de 2025

2ª Fase de candidatura:  de 15 a 30 de setembro de 2025

3ª Fase de candidatura:  de 16 a 31 deoutubro de 2025

Documentos a apresentar na candidatura

  • Uma fotografia tipo passe
  • Certificado de habilitações
  • Curriculum Vitae
  • Proposta de projeto de doutoramento na área da Psicologia Clínica, de acordo com modelo fornecido, acompanhado de parecer prévio do/a orientador/a (ver modelo próprio)

Elaboração da proposta de Projeto

Os/As candidatos/as deverão desejavelmente contactar um dos docentes do programa doutoral, para obter orientações sobre como realizar esta proposta e serem orientados/as no processo.
Se necessitarem de algum aconselhamento prévio, poderão marcar uma reunião com o coordenador do Doutoramento ( Prof. João Salgado), que poderá esclarecer estas e outras dúvidas.

Como efetuar a candidatura?

A candidatura, quando reunidos todos os documentos necessários,deve ser efetuada  online

Seleção e seriação dos candidatos

  1. Os/As candidatos/as serão selecionados a partir dos seguintes elementos:
    • Curriculum Vitae
    • Proposta de projeto de doutoramento (de acordo com modelo fornecido)
    • Entrevista
  2. As propostas de projetos de doutoramento apresentados pelos candidatos deverão estar associados a um/a orientador/a que terá de dar um parecer positivo ao mesmo. Para tal, solicita-se contactos prévios com o Coordenador do programa e com o/a orientador/a pretendido/a
  3. O júri selecionará e seriará os candidatos atendendo aos seguintes critérios:
    a) Formação académica;
    b) Experiência de investigação;
    c) Experiência profissional e sua relevância;
    d) Comunicações científicas;
    e) Publicações científicas;
    f) Proposta de projeto de doutoramento apresentado (de acordo com guião fornecido);
    g) Entrevista para clarificação de elementos curriculares e do projeto;

Posso ter creditações?

Pode ser creditada a formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores conferentes de grau em estabelecimentos de ensino superior nacionais ou estrangeiros, quer a obtida no quadro da organização decorrente do Processo de Bolonha, quer a obtida anteriormente.

​​