Comunicado n.º 7

Informações sobre procedimentos a adotar em caso de indicação de isolamento por contacto com caso positivo.

sexta-feira, 07 maio 2021

Caro Membro da Comunidade Académica do ISMAI,

Enviam-se algumas informações sobre procedimentos a adotar em caso de indicação de isolamento por contacto com caso positivo.

As medidas de isolamento estão esplanadas nos documentos da Direção-Geral da Saúde referenciados no fim da página.

Se for identificado pela pessoa que testou positivo como contacto de alto risco, será contactado pela saúde pública e será emitida, pela Autoridade de Saúde, uma Declaração de Isolamento profilático, que servirá para justificar as faltas às aulas ou na respetiva entidade laboral, e que deverá ser remetida à segurança social, conforme o Despacho n.º 3103-A/2020, de 9 de março e o Despacho n.º 2875-A/2020 de 3 de março.

Durante o período de isolamento deverá dar especial atenção ao surgimento de sintomas, nomeadamente tosse persistente, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, perda de cheiro, perda de paladar, arrepios de frio, falta de ar, febre, diarreia, ou outros e verificar a temperatura diariamente.

Se surgirem sintomas deve contactar imediatamente a linha SNS24 e seguir as instruções indicadas.

Dado o elevado número de casos em isolamento profilático, não está a ser possível efetuar contato telefónico nos primeiros dias de isolamento, como seria desejável, pelo que pedimos que faça uma leitura atenta da informação em anexo.

Toda a comunidade educativa deverá ficar em Vigilância Passiva, ou seja, em auto-monitorização diária dos sintomas da COVID-19, acima referidos.

Todas as pessoas deverão ainda:

• usar sempre máscara;
  • manter distâncias sempre superiores a 2 metros (inclusive nas pausas para lanches e almoços), e superiores a 3 metros quando praticam atividade física;
  • lavar/desinfetar frequentemente as mãos ao longo do dia;
  • higienizar/desinfetar os espaços e equipamentos de trabalho com periodicidade aumentada;
  • restringir contactos sociais desnecessários/não essenciais fora da instituição de ensino e no contexto familiar.

O Vice-Reitor

Doutor Rui Azevedo

Medidas de Isolamento documentos da Direção-Geral da Saúde    Folheto 1 Folheto 2