App SafeCheck

Avaliação e gestão do risco com vítimas de violência nas relações de intimidade

Data de Início
20/07/2020

Data de Fim
19/05/2021

Referência
Proj. n.º 067, Unique ID: 619815519

Valor Financiamento 21.628,00 €
Parceiros
Entidade Promotora - Maiêutica, CRL/Instituto Universitário da Maia - ISMAI
Centro de Psicologia da Universidade do Porto - CPUP

Estado Em Curso

O desenvolvimento de competências sociais e emocionais na criança é fundamental para que esta cresça de forma saudável. O projeto irá desenvolver uma plataforma digital, com conteúdos interativos, relacionados com a avaliação e promoção de Competências Sociais-Emocionais e a intervenção educativa no ensino pré-escolar.

Objetivos

A necessidade de conter a disseminação da COVID-19 em Portugal levou ao confinamento, tornando as vítimas de violência doméstica (VD) mais vulneráveis. A presente proposta visa ultrapassar as barreiras à procura de apoio formal durante a pandemia, promovendo o contacto entre Técnicos/as de Apoio à Vítima (TAVs) e as vítimas. Pretende-se desenvolver a App SafeCheck para a avaliação e gestão do risco, nomeadamente com vítimas de violência nas relações de intimidade (VRI).

 

Resultados (outputs)

1. Criação do website do projeto

2. Avaliação de necessidades: (i) revisão sistemática da literatura sobre apoio a vítimas de VD por meios digitais; (ii) focus group distintos (videoconferência) com especialistas em AR, TAVs, e homens e mulheres com história de VRI.

3. Desenvolvimento da App de AR.

4. Estudo-piloto sobre a aceitabilidade da App por parte dos/as TAV.

5. Webinar final.

 

Equipa interna do projeto

João Salgado - Ciência ID EF10-0764-4DD3

Tiago Ferreira - Ciência ID 5B1D-ED8C-ADA4

Marisalva Fávero - Ciência ID 6D18-F953-0B2D

Helena Grangeia - Ciência ID A115-E4D3-E958

Luís Seco – Ciência ID B01A-466B-1AA1

 

Maria Anita Carvalho dos Santos - Ciência Id 7614-4A57-CBF7
Coordenadora Projeto

Anita Santos é psicóloga clínica, membro efetivo da OPP, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde. Concluiu o Doutoramento em Psicologia Clínica em 2008 e a Licenciatura em Psicologia em 2003, ambos pela Universidade do Minho. É Professora Auxiliar do ISMAI - Instituto Universitário da Maia e coordena o Mestrado em Psicologia Clínica Forense - Intervenção com Agressores e Vítimas.

É membro integrado do Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP). Tem publicado vários artigos científicos e capítulos de livros internacionais, com revisão por pares, na área da psicoterapia e da vitimação. Participa e/ou participou como investigadora em 10 projetos de investigação financiados por entidades nacionais e internacionais. É editora-chefe da revista científica Psiquiatria, Psicologia & Justiça.

Notícias
Para mais informações

Coordenadora Projeto