Objetivos
O Centro de Excelência de Inovação Pedagógica - Pedagogia XXI tem por missão promover a colaboração entre Instituições do Ensino Superior privadas, no sentido de melhorar práticas pedagógicas inovadoras no ensino superior, cultivar sinergias entre as instituições e disseminar práticas bem-sucedidas e abordagens transformadoras, sublinhando o compromisso com a inclusão, a justiça e os ambientes de aprendizagem centrados nos/as estudantes.
O projeto procura dar respostas aos desafios atuais do ensino superior, integrando um conjunto de medidas de desenvolvimento profissional dos docentes, designadamente no que concerne à articulação de competências pedagógicas e digitais com metodologias ativas de ensino, que fomentem o sucesso das aprendizagens dos estudantes e o bem-estar na relação pedagógica. A iniciativa prevê ainda um investimento na modernização de equipamentos e infraestruturas para instalação de laboratórios de apoio ao ensino e aprendizagem, a pilotagem de projetos disruptivos facilitadores da inovação curricular e a dinamização de novas ações de capacitação.
No universo académico, os estudantes concluem os seus cursos superiores com conhecimentos técnicos, mas muitas das vezes desconhecem o propósito dessas competências e não estão preparados para as aplicar no mundo do trabalho num contexto digital cada vez mais global. O objetivo do projeto D-PBL é combinar um modelo de Ensino-Aprendizagem digital com aprendizagem baseada em projetos, aplicado num contexto internacional. Os estudantes serão integrados em equipas multinacionais e irão adquirir novas competências com base em PBL (project-based learning), recorrendo a dados reais fornecidos pelas empresas participantes dos vários países envolvidos. A aprendizagem será desenrolada num ambiente digital potenciando assim o desenvolvimento de competências ligadas às novas tecnologias e ao trabalho colaborativo à distância. Os professores serão envolvidos em todo o processo e irão também beneficiar através da validação e da aquisição de competências em ambientes colaborativos virtuais em contexto multinacional.
Atividades principais
- Plano de Formação/Capacitação para Docentes
- Congresso “Pedagogia XXI"
- Comunidades de Prática e Eventos
Equipa de Coordenação Local
Doutor José Paulo Santos (coordenador executivo, gestor do projeto)
Doutora Sónia Ruão (coordenadora de formação)
Doutor Rui Araújo (coordenador de formação)
Dra. Elisabete Fernandes (técnica financeira)
Website do projeto