SIMOnS

Students’ Improvement and Monitoring of ONline Skills

Âmbito Geográfico Internacional
Data de Início
01/12/2023

Data de Fim
31/01/2026

Referência
2023-1-PT01-KA220-HED-000160187

Instituição Financiadora Erasmus+ / KA2 Parcerias Estratégicas / Ensino Superior
Valor Financiamento 250.000 €
Parceiros
Entidade Promotora: Maiêutica CRL | Universidade da Maia (UMAIA) https://www.umaia.pt/pt  
Università degli Studi della Campania Luigi Vanvitelli (Itália) https://www.unicampania.it/ 
PANEPISTIMIO PATRON (Grécia) https://www.upatras.gr/
VILNIAUS TECHNOLOGIJU IR DIZAINO KOLEGIJA (Lituânia) http://www.vtdko.lt   
ITA-SUOMEN YLIOPISTO (Finlândia) https://www.uef.fi/fi/

Estado Em Curso

​​​​

Muitos jovens ingressam no ensino superior com carências ao nível das competências digitais avançadas, descurando como a informação digital é produzida e como podem participar ativamente num mundo online cada vez mais desafiante.

Objetivos

Os jovens utilizam os meios de comunicação e as tecnologias digitais nas áreas mais básicas da vida quotidiana, sobretudo para a realização de trabalhos académicos, entretenimento, comunicação com amigos e familiares e acesso à atualidade. 

No entanto, muitos jovens ingressam no ensino superior com carências ao nível das competências digitais avançadas, descurando como a informação digital é produzida e como podem participar ativamente num mundo online cada vez mais desafiante.

O projeto SIMOnS visa promover a participação cívica através das tecnologias digitais, capacitando os jovens universitários com as competências-chave do século XXI. O principal resultado consiste no desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis com conteúdos de aprendizagem interativos. O SIMOnS contribui para a transformação digital através da minimização do défice de competências no universo académico e da monitorização e melhoria dos níveis de literacia digital. O projeto propõe um modelo de aprendizagem contínua e autónoma para apoiar os estudantes a enfrentar os desafios atuais através do recurso aos meios digitais.​


Principais Resultados (outputs)
  • Revisão da Literatura (Relatório)
  • SIMOnS mobile app
  • Implementação em contexto universitário (Relatório)

 

Coordenação do Projeto / Contato​
Doutora Ana Isabel Gomes Gonçalves Melro amelro@umaia.pt 
Doutoranda Odete Costa Machado Girão ogirao@umaia.pt



 
Ana Isabel Gomes Gonçalves Melro​
Coordenadora Projeto

Ana Melro é Professora Auxiliar em Ciências da Comunicação na Universidade da Maia e investigadora integrada no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. Em 2019, finalizou o Doutoramento Europeu na Universidade do Minho em parceria com a Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) na área da Educação para os Media e Jornalismo. Posteriormente, desenvolveu o pós-Doutoramento na University of Exeter (UoE), no Reino Unido, num projeto do Institute of Coding sobre media, tecnologia e pensamento computacional no ensino superior.
ORCID   https://orcid.org/0000-0002-5649-4957

 
Odete Costa Machado Girão
Coordenadora Projeto

Odete Girão é Professora Assistente em Ciências da Comunicação, Gestão de Empresas e Gestão de Marketing na Universidade da Maia e investigadora no Centro de Investigação em Tecnologias e Estudos Intermédia (CITEI). Encontra-se a fazer o Doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho onde estuda as competências digitais dos jovens. 

ORCID   https://orcid.org/0000-0002-8967-2190

Para mais informações

amelro@umaia.pt       ogirao@umaia.pt