MBP-PE

Uma escola que valoriza o aluno como elemento ativo no processo de ensino-aprendizagem: Contributos das Práticas Baseadas em Modelos em Educação Física (MBP-PE)

Linha de Investigação Desporto
Data de Início
01/07/2022

Data de Fim
30/06/2028

Referência
2021.02330.CEECIND

Instituição Financiadora Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. Contrato-Programa - CEEC Individual 4ª Edição
Valor Financiamento 402.495,30 €

​​

Entidade Promotora
Maiêutica – Cooperativa de Ensino Superior, CRL
Universidade da Maia (UMAIA)
Centro de Investigação em Desporto​, Saúde e Desenvolvimento Humano

​​

​Objetivos

Poderá a Educação Física nas escolas portuguesas ser um agregador pessoal, social e cultural? O projeto MBP-PE tem como objetivo reavaliar o papel da educação como veículo para a coesão social através do bem-estar, do desenvolvimento sócio emocional e da criatividade, e do aumento da curiosidade na aprendizagem.
Os objetivos específicos são: 1) melhorar a atividade física e a saúde das crianças; 2) expandir a participação ativa dos alunos em ambientes cooperativos, criativos e de apoio à autonomia; e 3) avaliar a eficácia do MBP-PE para melhorar os principais processos cognitivos de criatividade e autonomia e o clima motivacional percebido, o bem-estar e o desempenho académico global na escola. Finalmente, este projeto pretende desenvolver 4) uma plataforma digital para disseminar o MBP-PE pelo país e 5) uma aplicação móvel para monitorizar o tempo em intensidade moderada a vigorosa de atividade física e o tempo sedentário.
 

Resultados (outputs)

  • Plataforma digital do projeto
  • Aplicação móvel de monitorização
 

Informação do Projeto   


Coordenador do Projeto
Rui Marcelino, PhD
rmarcelino@umaia.pt
ORCID ID 0000-0001-8717-3243​
Google Scholar ID​ 
Ciência ID: BE19-1690-07AE
Researcher Id: E-4885-2010​​



 
Rui Marcelino 
Coordenador Projeto

Rui Marcelino é Investigador Principal através do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual - 4ª edição, encabeçando o painel “Ciências da Educação”, com o programa de trabalho "Uma escola que valoriza o aluno como elemento ativo no processo de ensino-aprendizagem: Contributos das Práticas Baseadas em Modelos em Educação Física (MBP-PE)". Professor Auxiliar nna UMAIA desde 2016. Na FADEUP licenciou-se em 2004 (Desporto e Educação Física), mestrado em 2007 (Treino Desportivo de Alto Nível) e doutoramento em 2010 (Ciências do Desporto). Realizou um Pos-Doc na UTAD (de 2013 a 2016), financiado pela FCT para estudar o desempenho a longo prazo no futebol durante as fases de desenvolvimento dos jogadores, com particular ênfase no​ comportamento do desempenho coletivo. Em 2015 recebeu o prémio “Jovem Investigador do Ano 2014” atribuído pela UTAD em função do seu trabalho no CIDESD.






Para mais informações

Coordenador Projeto