Objetivos
À medida que a população mundial envelhece, a demência tem se tornado cada vez mais prevalente, com uma estimativa atual de 44 milhões de pessoas que sofrem de uma condição neurológica crónica. Sem tratamento ou cura, a prevalência da demência tende a aumentar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou já a demência como uma prioridade de saúde pública.
O projeto Fit4Alz visa ultrapassar as barreiras à prática de Atividade Física por parte de doentes de Alzheimer, adequando a atividade física às necessidades desta população específica. Desta forma o projeto visa reforçar a importância de proporcionar uma boa qualidade da prática, experiências positivas e oferecer oportunidades de recreação ativa.
Tendo por base este objetivo, o projeto irá desenvolver cursos de capacitação para profissionais de Atividade Física, produzir um e-book sobre os benefícios da Atividade Física para pessoas com Demência, desenvolver um aplicativo móvel para aperfeiçoar as habilidades cognitivas, e ainda publicar guiões e vídeos informativos para uma maior sensibilização.
Resultados - (ainda não disponível)
- Fit4Alz App
- Programa de Intervenção
- E-book para pessoas com Demência
- Guiões/vídeos informativos para profissionais de atividade física, e população em geral
Equipa interna do projeto
Doutor António Sampaio
Doutor Carlos Daniel Constantino
Doutora Claudia Pinheiro
Doutor Nuno Pimenta
Doutor Paulo Roriz
Doutor Telmo Bento
Doutora Teresa Figueiras
