City Go

Challenge-Oriented Collaborative Online Communities in the Paradigm of Sustainable City

Âmbito Geográfico Internacional
Data de Início
01/01/2022

Data de Fim
31/08/2023

Referência
2021-1-LT01-KA220-HED-000023277

Instituição Financiadora Erasmus+ / KA2 Parcerias Estratégicas / Ensino Superior
Valor Financiamento 162.215 €
Parceiros
Vilniaus Technologiju ir Dizaino Kolegija (Lituânia) - Entidade Promotora http://www.vtdko.lt   
Universidade da Maia (Portugal) https://www.ismai.pt/pt 
Univerzita Pardubice (República Checa)  https://www.unipardubice.eu
Panepistimio Patron (Grécia) https://www.upatras.gr 
Europa-Universitat Flensburg (Alemanha) https://www.uniflensburg.de
Politechnika Bialostocka (Polónia) https://www.pb.edu.pl


Estado Terminado
Objetivos
A pandemia forçou as instituições de ensino superior (IES) a enveredar pelo digital, mas a aprendizagem online, apesar dos diversos benefícios, tem também o seu lado desafiante, nomeadamente em termos de captação da atenção dos estudantes por longos períodos de tempo e da dificuldade em envolvê-los ativamente nas atividades propostas. É necessário adaptar a abordagem e ajudar os professores a superar os desafios colocados pelo ensino online. O projeto CityGo visa capacitar as IES para oferecer uma estratégia de aprendizagem baseada em problemas societais tendo por base um modelo de comunidades online colaborativas com foco em temas específicos relacionados com cidades e sustentabilidade. Os estudantes irão interagir nestas comunidades online, co-criando experiências comuns e desenvolvendo um sentimento de pertença, o que irá reforçar a sua motivação e envolvimento na construção de uma "Cidade Sustentável". O projeto irá ainda disponibilizar aos destinatários - estudantes e professores - uma biblioteca de conteúdo digital com base em tópicos relevantes no âmbito da sustentabilidade.

Resultados (outputs)

O1. Ferramentas para comunidades online eficientes
O2. Conteúdos digitais sobre Cidades Sustentáveis



Equipa interna do projeto

Doutora Marta Vázquez
Doutor Luís Seco
Doutora Joana Carreiro
Doutor Pedro Teques







 
Marta Isabel de Glória Vázquz Machado da Silva
Coordenadora Projeto

Marta Vázquez é doutorada em Engenharia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal. Atualmente é docente do ensino superior (ISMAI e IPMAIA) e colabora com o Gabinete de Plataforma e Inovação Pedagógica da Maiêutica, no qual tem responsabilidades relacionadas com o desenvolvimento, implementação e avaliação de novos métodos pedagógicos e de ensino, nomeadamente no que diz respeito ao e-learning. Marta Vázquez é uma das autoras do método pedagógico de Ensino-Aprendizagem Digital, implementado em vários ciclos de estudos da ISMAI e do IPMAIA, e considerado, em 2019, case study mundial da Microsoft.

Marta Isabel de Glória Vázquez holds a PhD in Engineering from the Faculty of Engineering of the University of Porto, Portugal. Currently, she is a higher education teacher (ISMAI and IPMAIA) and collaborates with the Platform and Pedagogical Innovation Office of Maiêutica, in which she has responsibilities related with the development, implementation and evaluation of new pedagogical and teaching methods, particularly in what concerns to the e-learning. Marta Vázquez is one of the authors of the Digital Teaching-Learning pedagogical method, implemented in several study cycles of ISMAI and IPMAIA, and considered, in 2019, Microsoft's worldwide case study.


Para mais informações

Coordenadora Projeto