AURORA@COVID19-EU

Articulating a Unified Response to the Covid-19 Outbreak Reconstruction After loss in Europe

Âmbito Geográfico Internacional
Linha de Investigação Psicologia
Data de Início
01/01/2022

Data de Fim
30/06/2024

Referência
2021-1-PT01-KA220-VET-000033092

Instituição Financiadora Erasmus+ / KA2 Parcerias Estratégicas / Formação Profissional
Valor Financiamento 246.423 €
Parceiros
Maiêutica – Cooperativa de Ensino Superior, CRL / ISMAI (Entidade promotora) www.ismai.pt 
Universita Del Salento (Itália)  https://www.unisalento.it
Universidad Pontificia Comillas (Espanha) http://www.upcomillas.es  
Det Nationale Sorgcenter, Behandlings, Videns og Kompetencecenter S/I (Dinamarca) https://sorgcenter.dk
Centro Hospitalar de Sao Joao Epe (Portugal) http://www.hsjoao.min-saude.pt  

Estado Em Curso
O projeto “AURORA@COVID19-EU” visa facilitar uma resposta articulada para suporte do luto e do sofrimento na sequência da pandemia COVID-19. O projeto irá desenvolver recursos formativos para psicólogos clínicos, agentes formais e agentes informais, bem como um guia de boas práticas.

Objetivos

Na sequência das mortes causadas pela pandemia Covid-19, agravada pelas restrições impostas às manifestações sociais e culturais normais do luto e na falta de uma estratégia nacional de saúde pública para a questão do luto e de uma cultura educacional sobre a morte, espera-se que o impacto na saúde mental dos indivíduos enlutados venha a ser significativa.

O projeto "AURORA@COVID19-EU" visa facilitar uma resposta articulada para suporte do luto e do sofrimento na sequência da pandemia COVID-19. O projeto irá desenvolver recursos formativos para psicólogos clínicos, agentes formais e agentes informais, bem como um guia de boas práticas. Estes profissionais de saúde irão intervir diretamente junto das pessoas em luto com o apoio dos respetivos sistemas nacionais de saúde, tornando-se assim agentes de divulgação de boas práticas nos países parceiros e por toda a Europa. O projeto prevê ainda uma estratégia comunitária para alcançar a população enlutada, em particular a mais vulnerável, potenciado assim o acesso a respostas de intervenção adequadas.

 
Resultados (outputs)

O1. Manual de Formação para Psicólogos Clínicos
O2. Manual de Formação para Agentes Diretos
O3. Manual de Formação para Agentes Indiretos
O4. Guia de Boas Práticas

 

Website do Projeto


Equipa interna do projeto

Doutora Daniela Nogueira
Doutora Carla Cunha
Doutora Eunice Barbosa
Doutora Patrícia Pinheiro





 
Daniela Carla Oliveira Alves Nogueira

Daniela Alves Nogueira é licenciada em Psicologia e doutorada em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade de Salamanca. É professora auxiliar convidada na licenciatura em Psicologia e mestrado de Psicologia Clínica e da Saúde da Universidade da Maia e investigadora pertencente à UNIDEP (Universidade da Maia). Coordena, atualmente, um estudo transnacional sobre o impacto da pandemia COVID19 nos processos de luto e bem-estar emocional. É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidade avançada em Psicoterapia. A sua atividade clínica de psicoterapeuta tem-se focado na área das perdas e dos processos de luto. 

Para mais informações

Coordenadora Projeto