Quando os professores não dominam a língua gestual e os alunos surdos não dominam a língua falada ou escrita, a aprendizagem pode tornar-se complexa e comprometer a igualdade de oportunidades. O projeto SportSign pretende criar um Glossário Bilingue na área do Desporto, que se constitui como ferramenta de auto-aprendizagem, com o objetivo de melhorar a eficácia da estratégia pedagógica dirigida a alunos surdos nas aulas de Educação Física e em Desporto. Os destinatários deste projeto são: alunos surdos, professores de educação física e interpretes.
Resultados (outputs)
O1. Comparative Study: Sign Language in physical education and sports
Pysical Activity Habits of Deaf Students Executive Summary
Pysical Activity Habits of Deaf Students Full Report Study II - Communication betwwen PE teachers and deaf studentsStudy III - – Development and knowledge of Physical Education and sports vocabulary of sign language interpreters
O2. SportSign toolkit
O4. Good Practices Guide
Website do projeto
Equipa interna do projeto
Doutora Fátima Sarmento (Coordenadora)Dra. Helena BastosDoutor António Paulo SáDoutor Mário DominguezDra. Claudia Azevedo
Segue o que acontece no projeto SportSign
Doutorada em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto com várias publicações científicas na área da Surdez, onde se destacam, Tese de Doutoramento “A Língua Gestual na Educação Física e no Desporto – (Re)pensar as ferramentas de ensino e a formação da equipa pedagógica” – Investigação da prática dos professores de educação física nas Escolas de Referência de Educação Bilingue para Alunos Surdos; Proposta para criação de um Glossário de Desporto em LGP. As principais áreas de interesse são: Desporto e Inclusão; Atividade Física Adaptada; Educação Física e alunos com necessidades educativas. Docente no Instituto Universitário da Maia – Ismai. Vogal do Conselho de Arbitragem da FPDD. Professora de Natação Terapêutica (Populações especiais) no FC Porto desde 1988.
Coordenadora Projeto