EMCWUB

Enhancing Mental Health, Counselling, and Wellbeing Support for University Students in Bhutan

Âmbito Geográfico Internacional
Data de Início
15/11/2018

Data de Fim
14/11/2021

Referência
Ref.ª 598255-EPP-1-2018-1-BT-EPPKA2-CBHE-JP

Instituição Financiadora Programa Erasmus+ da União Europeia / Reforço de capacidades no domínio do ensino superior
Valor Financiamento 505.960€
Parceiros
Royal University of Bhutan (BT) – coordenador  http://www.rub.edu.bt/index.php/en/ 
University of Birmingham (UK) https://www.birmingham.ac.uk/index.aspx
Vrije Universiteit Brussel (BE) http://www.vub.ac.be/ 
Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior CRL / ISMAI (PT) https://www.ismai.pt/pt 

Estado Terminado
A combinação do conceito ocidental de aconselhamento académico e vocacional com o conceito Butanês tradicionalmente ligado à Felicidade Nacional Bruta (GNH).”

Objetivos

O projeto EMCWUB tem por objetivo a criação de um Centro de Aconselhamento para Estudantes na Universidade Real do Butão. As instituições de ensino superior europeias irão contribuir para este projeto com a sua experiência na área da orientação vocacional, aconselhamento e saúde mental no âmbito dos serviços de apoio ao estudante já existentes nas suas instituições de ensino. No âmbito do projeto será implementado um curso de formação de conselheiros, cujos participantes serão escolhidos de entre o corpo docente da universidade butanesa. Será ainda desenvolvida uma plataforma de colaboração (repositório, fórum, blog) para os conselheiros butaneses.

O projeto abrange um amplo leque de modelos combinados de práticas de orientação e aconselhamento de universidades europeias com o modelo de aconselhamento tradicional no Butão (como a busca de orientação do chefe espiritual, da comunidade idosa ou do membro da família). Esta combinação deverá resultar num modelo híbrido de aconselhamento que incorpora o conceito ocidental de aconselhamento e o conceito butanês de Felicidade Nacional Bruta (GNH).

 

Resultados    
O1.Programa de Formação para conselheiros de orientação académica e vocacional
O2. Plataforma colaborativa (repositório, fórum, blog)
O3. Centros de Aconselhamento a implementar na Royal University of Bhutan
  

Equipa interna do projeto
Doutor Francisco Machado (coordenador)
Dr. Jaime Fins
  

Website do projeto  Website

 

Erasmus+.jpg
logo EMCWUB.jpg
Francisco Luís Baptista de Sá Machado
Coordenador Projeto

Psicólogo, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), licenciado pelo Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e doutorado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), e especializado na área de Psicologia Escolar e da Educação e Psicologia Clínica da Saúde. Professor auxiliar e investigador no ISMAI, desde 2001, na licenciatura em Psicologia e nos mestrados de Psicologia Escolar e da Educação e Psicologia Clínica e da Saúde. Atualmente é supervisor de estágios académicos e profissionais na área da Psicologia Escolar. Coordenador do mestrado de Psicologia Escolar e da Educação do ISMAI e desenvolve atividades de investigação nas áreas de Aceitação-Rejeição Interpessoal, Parentalidade, Violência Escolar e Orientação Vocacional. É investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20) e do Center for the Study of Interpersonal Acceptance and Rejection (CSIAR) da University of Connecticut, EUA e Presidente da Sociedade Internacional para o Estudo da Aceitação-Rejeição Interpessoal (ISIPAR).


Para mais informações

Coordenador Projeto