BLA

Be Like an Athlete

Resumo

Este é um projeto europeu que envolve uma equipa transnacional e transdisciplinar de Portugal, Espanha, Irlanda, Itália e Suécia, que partilha conhecimentos em diversas áreas, como a Psicologia do Desporto, a Sociologia e a Pedagogia, as Ciências da Computação, a Educação Física e os Métodos de pesquisa.

O projeto BLA combina os objetivos de traçar um perfil sociopsicológico de estudantes-atletas envolvidos em programas de carreira dual e contribuir para o desenvolvimento positivo dos jovens. O propósito maior é melhorar e equilibrar os resultados desportivos e os resultados escolares daqueles que estão envolvidos em programas de carreira dual. Simultaneamente, através de uma melhor compreensão de seu perfil sociopsicológico, o BLA também visa reduzir o abandono desportivo dos jovens.

Acresce a necessidade de ajudar os jovens a reconhecer e a melhor desenvolver as suas principais competências pessoais, sociais, educacionais e emocionais. Além disso, a disseminação e escalabilidade desse perfil também terão impacto sobre aqueles que não estão envolvidos em programas de carreira dual, melhorando, por exemplo, seus resultados escolares e as suas competências sociopsicológicas sociais.

Este tópico do projeto está claramente alinhado com as políticas europeias no campo do Desporto e com a Estratégia Europeia 2020, sublinhando a necessidade de promover a implementação de programas de carreira dual. Os jovens "atletas de carreira dual" são considerados indivíduos que enfrentam a difícil tarefa de combinar suas carreiras desportivas com a educação (Comissão Europeia, 2012).

Os programas de carreiras duais são estratégias criadas para proteger e salvaguardar a posição dos atletas, que combinam o treino intensivo e competições com o desempenho escolar. De facto, estratégias de carreira dual bem equilibradas podem capitalizar a contribuição dos atletas para a sociedade, baseando-se nas competências que os atletas desenvolvem no Desporto e através do Desporto, e podem ser vistas como uma boa preparação para se tornarem modelos em vários contextos sociais, nomeadamente na educação (European Comissão, 2012).

Segundo pesquisas internacionais, um número considerável de jovens abandona a participação desportiva, referindo que o mesmo consome muito tempo, impedindo-os de desenvolver outras atividades na vida, como estudar. No entanto, o Desporto promove um conjunto de competências / habilidades, comportamentos e atitudes individuais e coletivas que melhoram positivamente o sucesso e a integração dos jovens em diferentes contextos da vida.

Além disso, é possível combinar uma carreira desportiva de sucesso com as realizações escolares (Turnnidge, Côté, & Hancock, 2014). Especificamente, os atletas podem obter benefícios individuais e sociais, como aumento da autoestima, concentração, habilidades de liderança, motivação, melhores relacionamentos com os colegas, responsabilidade, gerenciamento de ansiedade, capacidade de lidar com pressão e estresse, estabelecer metas, resolver problemas e lidar com sucessos e frustrações, aumentando assim seu bem-estar e sucesso em várias esferas da vida (Fraser-Thomas, Côté e Deakin, 2005; Holt & Neely, 2011; Jacobs & Wright, 2018; Papacharisis, Goudas, Danish e Theodorakis, 2005 ). De facto, o valor tangível do Desporto está na aplicação de tais habilidades a outras esferas da vida, como a educação (Danish, Forneris & Wallace, 2005).

No projeto BLA, propomos que esse tipo de perfil precisa, não apenas ser otimizado no contexto desportivo, mas também desenvolvido no contexto escolar para inspirar cidadãos globais bem-sucedidos e melhores. Estudos anteriores indicam que o Desporto tem potencial para desenvolver resultados positivos; no entanto, há uma falta de consenso sobre a possível transferência para outros contextos, a saber, a escola (Holt, Tink, Mandigo & Fox, 2008; Jones & Lavallee, 2009; Weiss, Stuntz, Bhalla, Bolter & Price, 2013). Além disso, pesquisas sugerem que essa transferência, quando ocorre, não é um processo rápido (Martinek & Lee, 2012). O Desporto pode ser considerado um importante suporte para aqueles que ensinam habilidades para a vida dos jovens.