Detalhes da Ação de Formação
Esta Oficina de Formação tem como principal objetivo capacitar os professores para tornarem as aulas de Educação Física mais envolventes, significativas e alinhadas com as
Aprendizagens Essenciais e com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). Destina-se a docentes que procuram inovar na prática pedagógica, promovendo uma abordagem centrada no aluno e ajustada às suas necessidades.
Ao longo da formação, serão explorados modelos pedagógicos que facilitam a personalização do ensino, fomentam autonomia e a responsabilidade pessoal e social dos alunos e potenciam o desenvolvimento integral através dos fenómenos desportivos. Para além da abordagem teórica, esta Oficina distingue-se pelo seu formato prático e dinâmico, permitindo que cada professor implemente diretamente, no seu contexto real de ensino, as estratégias e metodologias abordadas. Este processo será acompanhado de forma próxima e reflexiva por parte do formador, potenciando uma aplicação autónoma, consciente e sustentada das aprendizagens realizadas.
A participação com aproveitamento nesta Oficina de Formação, com a duração de 50 horas, releva para efeitos de progressão na carreira docente dos Professores dos Grupos 260 e 620. A formação é acreditada pelo Centro de Formação Contínua da Universidade da Maia (Registo de Acreditação CCPFC/ENT-ES-0751/17), com o registo nº CCPFC/ACC-133104/24.
Participe nesta oportunidade de desenvolvimento profissional e transforme as suas aulas de Educação Física num espaço de aprendizagem mais motivador e impactante para os seus alunos.
Local de Realização: Universidade da Maia
Tipologia de Inscrição
|
Valor Normal Individual
|
Valor com desconto por inscrição em Grupo (mínimo de 3 professores do mesmo AE) |
Normal
|
85,00 € |
60,00 € |
Professores Cooperantes UMAIA (MEEFEBS)
|
60,00 € |
45,00€
|
Inscrição
Formador
Rui Marcelino
Tipologia
-
Oficina de Formação
-
Registo de acreditação nº CCPFC/ACC-133104/24.
-
50 horas de formação acreditadas
Datas
-
06/12/2025– 15h00 - 18h00
-
20/12/2025 – 9h00 - 17h00*
-
31/01/2026 – 09h00 - 13h00
-
07/02/2026 - 09h00 - 17h00*
-
28/02/2026 – 9h00 - 13h00
*Uma hora para almoço.
As 25 horas de trabalho autónomo decorreram entre 06 de dezembro e 28 de fevereiro.
Destinatários
-
Professores dos Ensinos Básico e Secundário (Cód. Dest. 15)
-
Professores de educação física (DCP 99)
Vagas
30 vagas
Objetivos a atingir
- Conceber, construir, adaptar e operacionalizar modelos pedagógicos no ensino da Educação Física com vista a resolver problemas concretos e específicos das diferentes escolas e/ou turmas;
- Capacitar os professores de Educação Física a compreender e aplicar os modelos pedagógicos de forma adequada e eficaz, de acordo com as necessidades e habilidades dos alunos;
- Desenvolver habilidades técnicas, táticas e socioemocionais nos alunos, através de modelos pedagógicos inovadores e criativos;
- Promover valores como cooperação, competição saudável e
fair play;
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos nas aulas de Educação Física, através de modelos pedagógicos que valorizem a sua autonomia e criatividade.
Modelos Pedagógicos para o Ensino da Educação Física (5 horas presenciais + 5 horas trabalho autónomo) -
Definição e conceito de modelos pedagógicos
-
Caraterísticas e princípios de modelos pedagógicos
-
Reflexão sobre a utilização de modelos pedagógicos
-
Estratégias para a seleção e aplicação de modelos pedagógicos de acordo com as necessidades e habilidades dos alunos
-
Relação entre os modelos pedagógicos e os objetivos educacionais da Educação Física
|
Modelo de educação desportiva (10 horas presenciais + 10 horas trabalho autónomo)
-
Origem e fundamentos do modelo de educação desportiva
-
A importância da cooperação, competição e fair play no desporto
-
Estratégias de ensino para desenvolver habilidades técnicas e táticas
|
Sistema personalizado para a instrução (10 horas presenciais + 10 horas trabalho autónomo)
-
Conceito e princípios do sistema personalizado
-
Como adaptar as aulas às necessidades e habilidades individuais dos alunos
-
Estratégias de avaliação e feedback personalizado
|