Omnisciência

Estratégias de fractura e fuga

terça-feira, 02 novembro 2021 a segunda-feira, 08 novembro 2021
Fórum da Maia
Inauguração da exposição

Omnisciência: estratégias de fractura e fuga

Inauguração da exposição Omnisciência: estratégias de fractura e fuga, no dia 2 de Novembro, às 17:00, na galeria D. Manuel I, no Fórum da Maia.

A exposição Omnisciência: estratégias de fractura e fuga estará patente na galeria entre os dias 2 e 8 de Novembro e conta com seis peças audiovisuais, impressões e objetos dos artistas Paula Albuquerque, Jennifer Lyn Morone, Coletivo Tiago Martins, João Correia e Sérgio Rebelo, Filipe Vilas-Boas.

No dia 8 Novembro, para assinalar o encerramento, havrá o seguinte programa:
  • 15h — Visita guiada com as curadoras da exposição: Ana Carvalho, Joana Pestana, Patrícia Nogueira.
  • 16h — Conversa com a escritora Joana Bértholo
  • 17h — Exibição do filme Fordlândia Malaise (2019, Documentário experimental, 41'), de Susana de Sousa Dias

OMNISCIÊNCIA: Estratégias de fractura e fuga
Galeria D. Manuel I Fórum da Maia
2 a 8 de Novembro

OMNISCIÊNCIA: Estratégias de fractura e fuga apresenta obras que exploram estética e conceitualmente tanto formas de vigilância tecnológica como estratégias de fuga e de ruptura. Além da vertente central, artística, a exposição é composta por mais duas vertentes: a de investigação, apresentando-se como campo de estudo transversal às diferentes expressões culturais, da literatura às artes visuais; e a pedagógica, ao expor referências bibliográficas que informaram a construção conceptual da exposição e diversos objetos quotidianos, que levam à reflexão e autoquestionamento sobre cada um de nós enquanto rastreadores e rastreados. A exposição apresenta a vigilância tecnológica como omnisciente, ou seja, sempre presente, invisível e protetora por um lado e por outro controladora, segregadora. A exposição possibilita o repensar da interseção entre humanos e tecnologias, inscritos em sistemas de controlo e de resistência e, idealmente, cultivar o sentido de responsabilidade individual e coletivo.
Artistas: Paula Albuquerque, Jennifer Lyn Morone, Coletivo Tiago Martins, João Correia e Sérgio Rebelo, Filipe Vilas-Boas 
Curadoria: Ana Carvalho, Joana Pestana, Patrícia Nogueira.

A exposição é parte integrante do programa do IRI - Imagens do Real Imaginado 2021— Ciclo de Fotografia, Cinema e Multimédia.