Besides the Screen London/Porto

5 e 6 julho 2018

quinta-feira, 05 julho 2018 a sexta-feira, 06 julho 2018
Auditório

Besides the Screen 2018 London / Porto

Depósitos, Acervos, Nuvens e Plataformas   Resumos da Conferência 

Preservação e Arquivo no Século XXI

 

1-3 de Julho de 2018 — King's College, London

5-6 de Julho de 2018 — CIAC-ISMAI, Porto

A edição de 2018 da Conferência Besides the Screen 2018, analisa questões em torno do arquivo e da preservação de materiais audiovisuais no século XXI. Os assuntos relativos aos arquivos e à sua preservação ganham ainda mais importância à medida que as formas e os formatos audiovisuais se expandem exponencialmente. Neste contexto, todos os que trabalham nos arquivos, museus, bibliotecas e numa variedade de organizações culturais enfrentam de forma semelhante as tarefas aparentemente impossíveis de obter, armazenar, manter e tornar acessíveis acervos da história dos média que se encontram em contínuo crescimento.

Além disso, estes tópicos sobre arquivo e armazenamento também têm ressonâncias pessoais, pois, em muitos casos, as nossas bibliotecas pessoais, construídas a partir de meios físicos, estão em migração para o seu armazenamento em "nuvem". A metáfora da nuvem evoca imagens de uma solução sem forma, mais leve do que o ar, para todas as nossas preocupações de armazenamento. No entanto, os alicerces materiais do armazenamento em nuvem levantam questões sobre acesso e privacidade, consumo de energia e espaços emergentes de memória.

  Programa da Conferência Besides the Screen 2018

 

Informações através do email besidesporto@gmail.com

 

 

Besides the Screen é uma rede de pesquisa internacional sobre audiovisual experimental, que tem por objetivo reconfigurar o campo de estudos fílmicos, ao focar-se em objetos, práticas e processos, aparentemente secundários, mas intrínsecos ao cinema. Besides the Screen também visa promover um ambiente académico aberto e horizontal, favorecendo a investigação baseada em abordagens práticas e as colaborações artísticas.