Violência Sexual contra os/as adolescentes

Webinar - 29 de novembro 19h do Brasil | 21h de Portugal

terça-feira, 29 novembro 2016 - 21:00
Web

Violência Sexual na Adolescência

A violência sexual na infância e adolescência configura-se com um dos mais sérios problemas de saúde. Tal se revela pela sua elevada prevalência e porque expõe a vítima a diferentes riscos que comprometem a sua saúde física e mental (Fávero, 2003; Ferree, 2009), sendo que está demonstrado o elevado impacto no desempenho e na vida académica da vítima (Beltran, 2010; Finkelhor & Tackett, 1997).

No sentido de proporcionar uma reflexão mais alargada ao fenómeno da violência sexual contra adolescentes e de proporcionar um olhar contemporâneo sobre as novas e antigas formas de violências, vamos apresentar alguns dados e reflexões sobre o assédio sexual  de rua por pessoas desconhecidas (vulgarmente conhecido no Brasil como Cantada e em Portugal como Piropo). O assédio sexual verbal de rua é um sub-tipo da violência de género (Lopes, 2014) e passou a integrar o artigo 170º do código penal português como crime de Importunação Sexual. Assim, pretendemos partilhar as seguintes reflexões:  as pessoas consideram o piropo/cantada uma forma de assédio sexual? Consideram-se vítimas? Sofrem as mesmas consequências que as vítimas de outras formas de violência sexual? Será a prevalência semelhante às outras formas de violência sexual?

Por outro lado, dirigiremos o nosso olhar sobre a formação de professores/as para o desenvolvimento de trabalhos intencionais sobre a violência sexual com os/as adolescentes, proporcionando uma reflexão sobre as características específicas das gerações X e Y. 

Palestrantes

O assédio sexual verbal de rua

Diana Martins

Marisalva Fávero

ISMAI - Portugal

A formação de professores

Vera Marques Santos

UDESC - Brasil

Saber mais  

Inscrição no webinar

Organização

Observatório da Sexualidade do Instituto Universitário da Maia

www.webeducacaosexual.com