A Universidade e o Mercado de Trabalho

Conferências
Os Novos Desafios para as Saídas Profissionais
os Jovens e o Empreendedorismo
O Futuro do Emprego no SÉC. XXI
O Ensino Superior e a Empregabilidade
A Dimensão Social do Emprego.

quinta-feira, 20 novembro 2014 a sexta-feira, 21 novembro 2014
Auditório

Programa

​O programa da celebração do 20.º Aniversário do ISMAI - Instituto Universitário da Maia, atingiu o momento mais relevante com a realização do Congresso, abordando o tema "Educação Livre numa Sociedade Livre" que esteve na origem da publicação com o mesmo título.
Depois da avaliação do ISMAI, ainda como Instituto de Ensino Superior, no quadro das Auditorias Sistemáticas da iniciativa da Inspeção-Geral da Educação e Ciência e da avaliação/acreditação de todos os cursos em funcionamento, sob a responsabilidade da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, através do Decreto-lei n.º 6/2014, de 14 de janeiro, foi justamente obtido o reconhecimento de interesse público do Instituto Superior da Maia, passando a ter a natureza de instituto universitário e a adotar a denominação de Instituto Universitário da Maia - ISMAI.
Na sequência do reconhecimento público, foram publicados os novos Estatutos, através da Portaria n.º 146/2014, de 17 de julho.


Ao aproximarem-se as Comemorações do 25.º ano da fundação do ISMAI e como forma de assinalar condignamente a mudança de natureza e, denominação, a Comissão Organizadora, presidida pelo Professor Catedrático Doutor Trovão do Rosário, integrando os docentes, Professores Doutores Célio Sousa, Eduardo Gonçalves, Fernando Paulino, Liliana Meira, Rui Resende e ainda o Dr. Luís Barros e o Dr. Mário Gouveia, organizou um Programa de um novo Congresso, abordando o tema "Da Universidade ao Mercado de Trabalho. Do Criar Saber ao Saber Fazer?"

Este evento, do maior interesse para todos os jovens estudantes e de grande atualidade, teve lugar no Auditório Principal do ISMAI em 20 e 21 de novembro de 2014, tendo-se dignado estar presente na abertura, o Sr. Dr. Emídio Guerreiro, Secretário de Estado do Desporto e Juventude. O programa definitivo e integralmente cumprido incluiu comunicações das organizações profissionais: Pedro Sequeira - Conf. de Treinadores de Portugal; Liliana Fontes - Ass. das Mulheres Empresárias; Gregório Rocha - Conf. da Indústria Portuguesa; José Cottim Oliveira - Ass. Nacional de Jovens Empresários; Telmo Baptista - Bast. Ordem dos Psicólogos; Ana Santos - O.I.T.; Lucinda Dâmaso - U.G.T.; José Carlos Resende - Câmara dos Solicitadores e Manuel Santos - O.T.O.C.


Nas comunicações das organizações profissionais, foi salientada a crise económica e social do país, que tem oscilado em função da situação europeia e da conjuntura internacional, bem alargada, sobressaindo dois aspetos importantes para a vida dos cidadãos - economia estagnada e elevada taxa de desemprego.
Refletindo e agindo com sentido de responsabilidade, como se impõe num estabelecimento de ensino universitário, como o ISMAI, contribuindo para a solução de problemas que mais atingem a sociedade, particularmente dos jovens, os responsáveis institucionais, além de convidarem os autores citados para apresentarem comunicação, procuraram que os seus docentes, também eles agentes do projeto educativo, fossem igualmente protagonistas do Congresso. Destacam-se, com temas abordados e debatidos: Rui Resende e Júlia Castro "Desafios Profissionais do Treinador Desportivo: Como aprender para melhor treinar"; Carlos Carvalho "Abrir a Mente ao Conhecimento de Ontem e aos Sonhos de Amanhã"; Inês Guerra e Fábia Borges "O Impacto da Reputação das Instituições de Ensino Superior no Modo como o Mercado de Trabalho valoriza os seus Diplomados"; Marta Mota "Perspetivas de Mercado de Trabalho no setor de Energias Renováveis; Sebastião Teixeira "O Futuro do Trabalho: as Tendências das Organizações e da Sociedade"; Carla Oliveira Silva "Integração dos Jovens Graduados com Formação Superior no Mercado de Trabalho Europeu"; Fernando Almeida, João Carvalho e Diana Moreira "Cognição, Cultura e Inserção do Mercado de Trabalho: Qual o Papel da Universidade?"; Eduardo Gonçalves ?Emprego, Investigação e Inovação. Da "Estratégia de Lisboa" ao "Horizonte 2020"; João Gama "Educação e Universidade vs Juventude e Mercado de Trabalho - Algumas Reflexões Prospetivas".
Os autores das comunicações, envolvidos no ensino e alguns em atividades empresariais, deixaram transparecer uma ideia forte. As qualificações obtidas no Ensino Superior, reforçadas pela experiência profissional, com formação permanente ao longo da vida, aliadas às qualidades científicas, técnicas e culturais, pautadas por valores éticos e humanos, são fatores diferenciadores para o desenvolvimento das sociedades. Nesta perspetiva, pontificaram a comunicação de Frei Bento Domingues da Ordem Dominicana. Conhecimento, experiência da vida, com diversificada dimensão humana, na abordagem do tema que escolheu "Dimensão Social do Emprego nas intervenções do Papa Francisco", assim como a de Leopoldo Guimarães, ex-reitor com "Universidade, Indústria e Emprego. Paradoxo de Proximidade", constituiram uma chave d'ouro neste Congresso. O resultado virá a público numa publicação sobre este evento e uma outra sobre o panorama dos diplomados na Europa. Os alunos do ISMAI serão presenteados com informação, oportunamente.