Mestrado

Informática (e-Learning)

Departamento de Ciências da Comunicação e Tecnologias da Informação

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Coordenador de Curso

Luís Carlos Gonçalves dos Santos Seco

Registos

Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com a referência R/A-Cr 310/2021

Publicação em Diário da República

Publicação em Diário da República, Aviso n.º 21791/2021 (2ª série), N.º 224, de 18 de novembro de 2021

​Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES:  ​Acreditação do Ciclo de Estudos 
Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 24-09-2021

Destinatários

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas de Informática, Engenharia Informática, Ciências da Computação, Multimédia e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos nas áreas do mestrado, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade da Maia como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado nas áreas do mestrado;
  • Em casos devidamente justificados, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade da Maia como atestando capacidade para realização deste mestrado;
  • Licenciados em outras áreas com currículo adequado à frequência do mestrado, quando validado pela respetiva Comissão Científico-Pedagógica.

Descrição

O plano curricular do Mestrado em Informática (E-Learning) da Universidade da Maia inclui um conjunto de unidades curriculares que se destacam pela sua atualidade e relevância no contexto digital. Com um forte enfoque em áreas como a Inteligência Artificial, a Ciência de Dados, a Cibersegurança e o Cloud Computing, este mestrado permite que os estudantes adquiram conhecimentos técnicos e científicos de última geração, essenciais para enfrentar os desafios do mercado de trabalho em constante evolução.

Complementarmente, a inclusão de unidades curriculares relacionadas com tecnologias emergentes, como Geoinformática e Sistemas Multi-Agente, é essencial para a preparação dos estudantes para as novas tendências e para as oportunidades de inovação e empreendedorismo na área da Informática.

Finalmente, é ainda de salientar a forte ênfase que este mestrado confere a unidades curriculares relacionadas com a investigação científica, como Metodologias de Investigação Científica e Projeto/Dissertação em Informática. O 2º ano do mestrado é dedicado exclusivamente ao desenvolvimento de trabalhos de Projeto/Dissertação, pelo que a integração dos estudantes em atividades e projetos de investigação nos quais participam os docentes do curso, deverá ser entendido como uma inevitabilidade muito positiva. Para além disso, o facto de os docentes do mestrado estarem integrados em unidades de I&D do Sistema Científico e Tecnológico Nacional com avaliação de Muito Bom ou Excelente é, per si, um mecanismo facilitador da participação dos estudantes em redes nacionais e/ou internacionais de investigação.

Aspetos Diferenciadores

O Mestrado em Informática está acreditado para funcionar a distância, assumindo-se, desta forma, como um ciclo de estudos globalizante que pretende ir muito para além das fronteiras da sala de aula.

Com aulas virtuais, recursos digitais e plataformas interativas, os estudantes têm acesso a um ambiente de aprendizagem dinâmico e flexível, que lhes permite conciliar os estudos com outras atividades pessoais e profissionais. Além disso, a formação a distância oferece aos estudantes a possibilidade de participarem de discussões e trabalhos de grupo com colegas de todo o mundo, enriquecendo ainda mais a experiência de aprendizagem.

Todas as unidades curriculares do Mestrado em Informática utilizam metodologias de ensino-aprendizagem centradas no estudante, que promovem a sua intervenção ativa através de trabalhos de grupo, projetos de estudo, ou de investigação, estimulando esses estudantes a contactar, através da pesquisa, análise e discussão, com diversas linhas de investigação da área das Ciências Informáticas. 

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​Aulas

O Mestrado em Informática foi desenhado por forma a garantir elevados níveis de adaptação ao contexto individual de cada estudante, conferindo-lhe a oportunidade de realizar os seus estudos a distância e em horários flexíveis.

As aulas serão maioritariamente de natureza assíncrona (quando e onde o estudante escolher) e, menos frequentemente, de natureza síncrona (com agendamento), conforme definido no Contrato de Aprendizagem estabelecido entre o docente e os estudantes no início de cada semestre.

As aulas síncronas ocorrerão sempre a distância, com recurso à plataforma de e-learning da Universidade da Maia e a sistemas de videoconferência, excetuando-se aquelas que implicarem a realização de trabalho laboratorial, ou em momentos de avaliação em que a presença do docente e dos estudantes no mesmo espaço físico é determinante para a persecução dos objetivos.

 

Módulo de ambientação online

Dada a importância da familiarização dos estudantes com os dispositivos tecnológicos que suportam o ambiente virtual onde irão ter lugar as atividades de ensino e de aprendizagem, e a importância da ambientação aos modos específicos de comunicação e comportamento online, é organizado, no início de cada edição do mestrado, um módulo de ambientação online, de frequência obrigatória por todos os estudantes inscritos pela primeira vez no curso. Este módulo será organizado em turmas virtuais e será realizado totalmente online. O módulo de ambientação online é de natureza prática, com uma orientação centrada no saber fazer. No final deste módulo o estudante deverá ter:

  • adquirido competências no uso dos recursos tecnológicos disponíveis no ambiente online (saber fazer);
  • adquirido confiança e competências de socialização online (formal e informal) nas diferentes modalidades de comunicação disponíveis no ambiente virtual (saber relacionar-se);
  • adquirido competências em diferentes modalidades de aprendizagem e trabalho online (aprendizagem independente, aprendizagem colaborativa, aprendizagem a pares, aprendizagem com apoio de recursos);
  • demonstrado competências de comunicação da presença social através da interação em contexto informal;
  • aplicado as competências gerais de utilização da Internet (comunicação, pesquisa, gestão do conhecimento e avaliação de informação) no ambiente virtual onde irá decorrer o curso (uso efetivo do correio eletrónico, saber trabalhar em grupos online, saber fazer pesquisa e consulta de informação na Internet, etc.);
  • aplicado as regras de convivência social específicas da comunicação em ambientes online.

 

Modelo Pedagógico

O Modelo Pedagógico da Universidade da Maia para 2º Ciclos de estudos lecionados a distância rege-se pelos seguintes princípios:

  • o ensino centra-se no estudante, agente ativo e responsável pela construção do conhecimento e aquisição de competências próprias;
  • o ensino prima pela flexibilidade de acesso à aprendizagem, sem imperativos temporais ou geográficos, assentes na disponibilidade do estudante e num modelo de comunicação assíncrona, dando tempo ao estudante para ler e consolidar a informação, refletir e, só então, dialogar ou interagir (responder);
  • o ensino assenta em formas diversificadas de interação estudante-docente, estudante-estudante e estudante-recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizado e minimizando sentimentos de isolamento.

Os elementos seguintes são vitais no processo de ensino-aprendizagem:

  • Classe Virtual, no contexto da qual o estudante integrará uma turma virtual, juntamente com o docente e os demais colegas. As atividades de aprendizagem ocorrem neste espaço virtual e são realizadas exclusivamente online. A Classe Virtual deve ser entendida como um espaço multifuncional que agrega uma série de recursos, distribuídos por diversos subespaços de trabalho coletivos e/ou individuais e onde se processa a interação entre docente-estudante(s) e estudante-estudante(s). A comunicação é assíncrona, baseada na escrita, cujas competências são incrementadas.
  • Classe Mista, aplicada em algumas unidades curriculares que, complementarmente ao mencionado no ponto anterior, têm componentes presenciais e/ou online síncronas destinadas à apresentação e demonstração de resultados, ou ao desenvolvimento de trabalhos práticos de cariz artístico ou oficinal. A calendarização das sessões síncronas é criteriosamente delineada no início do semestre, nunca excedendo 25% do total de horas.
  • Contrato de Aprendizagem é um documento gerado pelo docente em que é proposto aos estudantes um percurso de trabalho organizado e orientado com base em atividades criteriosamente calendarizadas e que têm como objetivo garantir o sucesso dos processos de autoaprendizagem e de aprendizagem colaborativa, materializado num conjunto de millestones com finalidades muito específicas. O Contrato de Aprendizagem é analisado, discutido e aceite, quer pelo docente que o propõe, quer pelos estudantes que assumem o compromisso de o executar.

A avaliação pode ocorrer segundo duas modalidades:

  • Avaliação Contínua, que acontece ao longo do semestre letivo, inclui diferentes itens de avaliação, prevê uma componente online com um peso superior a 60%, e tem cariz individual em, pelo menos, 50% da sua ponderação. Se positiva, esta modalidade de avaliação dispensa o estudante da Avaliação Final.
  • Avaliação Final, que ocorre num único momento de tempo, pode incluir diferentes itens de avaliação, é individual, online ou presencial, e tem uma ponderação de 100% na classificação final.

 

Campus Virtual

A Universidade da Maia oferece aos seus estudantes um Campus Virtual, que inclui ferramentas digitais e totalmente desmaterializadas para realização à distância de procedimentos administrativos, como sejam matriculas e inscrições, pagamentos, produção, divulgação e gestão de horários, lançamento de classificações, escrita de sumários, registo de faltas, marcação de exames, entrega e submissão das Fichas Programáticas de Unidade Curricular, dos Relatórios de Unidade Curricular, do Relatório de Avaliação do Ciclo de Estudos, Teses e Dissertações, etc.

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Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras da Universidade da Maia.

 

Propinas/Bolsas e financiamento

A Universidade da Maia procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento

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