Coordenador de Curso

Luís Carlos Gonçalves dos Santos Seco

Condições de acesso

São admitidos/as os/as candidatos/as que cumpram o disposto no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, na redação atual, e no Decreto-Lei n.º 95-A/2025, devendo verificar-se cumulativamente os seguintes requisitos:

a) Ser titular de grau de licenciado ou equivalente legal; ou grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado segundo o Processo de Bolonha; ou grau académico superior estrangeiro reconhecido pela instituição como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;

b) Demonstrar possuir, pelo menos, 120 ECTS na área científica de Informática, obtidos em Instituições de Ensino Superior;

c) Demonstrar competência no domínio oral e escrito da língua portuguesa, através de Prova de Ingresso com júri.

Podem ser igualmente admitidos/as candidatos/as que, não cumprindo o disposto na alínea b), demonstrem possuir pelo menos 90 ECTS na área científica de Informática, ficando a inscrição nas unidades curriculares de Didáticas e de Iniciação à Prática Profissional, condicionada à obtenção dos créditos em falta.

​Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos

Estado: Acreditado por 6 anos 

Data da Publicação:11​-11-2025

Descrição​

O Mestrado em Ensino de Informática da Universidade da Maia, acreditado pela A3ES por 6 anos, forma profissionais altamente qualificados para o exercício da docência no grupo de recrutamento de Informática. O ciclo de estudos articula uma formação científica exigente na área da Informática com uma preparação pedagógica avançada, proporcionando aos futuros professores uma visão integrada e atual dos processos de ensino e aprendizagem.

O plano de estudos combina componentes teóricas, laboratoriais, didáticas e de prática profissional supervisionada, assegurando uma formação rigorosa, atual e alinhada com os desafios da sociedade digital. O percurso culmina na Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada em escolas cooperantes, onde os estudantes desenvolvem competências profissionais de forma progressiva e acompanhada.

 

Saídas Profissionais

Habilitação para a docência nos Ensinos Básico e Secundário.

 

Aspetos Diferenciadores

O Mestrado em Ensino de Informática da Universidade da Maia consagra um conjunto de características que o tornam um ciclo de estudos diferenciador, designadamente:

  • Integra a área da Informática com a Educação, articulando conhecimentos científicos, tecnológicos e pedagógicos ao serviço da prática letiva.
  • Conta com um corpo docente com larga experiência em ensino superior, investigação e supervisão de futuros professores de Informática.
  • Disponibiliza laboratórios de informática e multimédia bem equipados, que permitem trabalhar programação, recursos digitais educativos, robótica, STEAM e ciência de dados em contexto prático.
  • Garante um acompanhamento próximo na Prática de Ensino Supervisionada, através de equipas de supervisão com experiência reconhecida na formação de professores.
  • Mantém ligações a centros de investigação avaliados pela FCT com classificação de Muito Bom e Excelente, criando condições para o desenvolvimento de projetos e atividades de iniciação à investigação em Educação e Didática da Informática.
  • Assegura protocolos com escolas cooperantes que oferecem contextos de estágio estáveis e alinhados com as exigências legais da prática de ensino supervisionada.
  • Responde às necessidades atuais do sistema educativo, preparando professores capazes de integrar tecnologias digitais, metodologias de trabalho inovadoras e práticas pedagógicas inclusivas.​​

Critérios de avaliação da Prova de Ingresso

  • Carta de motivação (25%) – Parâmetros: redação, razões da escolha do mestrado, argumentação lógica e crítica.
  • Curriculum Vitae (25%) - Parâmetros: percurso científico/profissional e formação complementar. É obrigatória a apresentação dos comprovativos de todos os itens do CV que sejam pontuáveis de acordo com os critérios de avaliação.
  • Entrevista (50%) - Parâmetros: atitude (assiduidade, pontualidade, forma de estar na entrevista); qualidade das respostas, fluidez e robustez do discurso; perfil do/a candidato/a (vocação para o ensino de Informática); conhecimento contextualizado de Informática.
As sessões de entrevista serão realizadas através de reunião por videoconferência no Microsoft Teams, pelo que o/a candidato/a deverá identificar devidamente o seu endereço eletrónico (email) no formulário de inscrição na Prova de Ingresso.
O convite para aceder à entrevista ser-lhe-á oportunamente enviado para o email indicado no formulário de inscrição na Prova de Ingresso.

Condições de aprovação na Prova de Ingresso:
Em nenhuma das componentes, o/a candidato/a pode apresentar uma avaliação inferior a 10 (dez) valores. A classificação na Prova de Ingresso é obtida através da média ponderada de todas as componentes.  Inscrição na Prova de Ingresso (a disponibilizar)

Caso existam dúvidas sobre a inscrição da prova de ingresso ou no processo de candidatura, é favor contactar os Serviços de Pós-graduações (pos-graduacoes@umaia.pt).

Condições de candidatura ao Mestrado em Ensino de Informática
  • Realizar e obter aprovação na Prova de Ingresso. Nota mínima de 10 (Dez) valores. A Prova de Ingresso só pode ser usada para a candidatura no ano da sua realização.
  • Ser titular de grau de licenciado ou equivalente legal; ou grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado segundo o Processo de Bolonha; ou grau académico superior estrangeiro reconhecido pela instituição como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
  • Possuir, pelo menos, 120 ECTS na área científica de Informática, obtidos em Instituições de Ensino Superior (os/as candidatos/as com, pelo menos, 90 ECTS na área científica de Informática têm a inscrição nas unidades curriculares de Didáticas e de Iniciação à Prática Profissional condicionada à obtenção dos créditos em falta);
  • Seriação dos/as candidatos/as utilizando a seguinte ponderação:
    • Classificação da Prova de Ingresso: 50%
    • Média final da Licenciatura: 50%
  • Realização da candidatura ao Mestrado em Ensino de Informática.
Importante: O processo de candidatura ao mestrado pressupõe a aprovação na Prova de Ingresso e a realização de candidatura ao mestrado.

 Obter aprovação na Prova de Ingresso, não vincula nenhum estudante como candidato/a ao mestrado, para tal deve ser efetuada posteriormente a candidatura ao mestrado.

Prática de Ensino Supervisionada

A Prática de Ensino Supervisionada visa a integração do/a estudante-estagiário no exercício da vida profissional de forma progressiva e orientada, pelo desenvolvimento de competências profissionais, do ensino da Informática nas seguintes áreas de desempenho:

  • Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem;
  • Participação na Escola;
  • Relações com a Comunidade;
  • Desenvolvimento Profissional.

Poderão inscrever-se na PES os/as estudantes que reúnam as condições definidas na lei e no regulamento geral do ciclo de estudos. A inscrição é efetuada no Gabinete de Pós-Graduações, em data a fixar.

A colocação dos estudantes é efetuada de acordo com os seguintes critérios:
  • Número mais elevado de unidades curriculares concluídas;
  • Número mais elevado de ECTS concluídos;
  • Média ponderada mais elevada;
  • Idade do/a candidato/a, dando preferência ao mais idoso.​

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras da Universidade da Maia.

Propinas/Bolsas e financiamento

​A Universidade da Maia procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.​​​

​​