Mestrado

Cinema e Cultura Digital

Departamento de Ciências da Comunicação e Tecnologias da Informação

​​​​​​​

Coordenador de Curso

Carlos Miguel da Silva Coelho da Costa

Destinatários

O mestrado em Cinema e Cultura Digital é destinado a uma variedade de profissionais e estudantes que tenham interesse em aprofundar os seus conhecimentos e competências nas áreas de cinema, média e cultura digital.
Os principais destinatários deste curso incluem:

  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Cinema, Audiovisual e Artes: Estudantes que concluíram uma licenciatura em cinema, audiovisual, artes visuais, artes plásticas ou áreas relacionadas e desejam prosseguir os seus estudos e práticas profissionais.
  2. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Comunicação Social e Jornalismo: Estudantes de comunicação social, jornalismo, média e áreas afins interessados em expandir o seu conhecimento sobre produção audiovisual, média e cultura digital.
  3. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Ciências Sociais e Humanidades: Estudantes de áreas como sociologia, antropologia, história, filosofia e estudos culturais que desejam explorar a interseção entre estas disciplinas e o cinema e a cultura digital.
  4. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha na área científica deste ciclo de estudos ou em áreas afins.
  5. Titulares de um grau académico superior estrangeiro reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade da Maia como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado na área científica deste ciclo de estudos ou em áreas afins.
  6. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade da Maia como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos, como profissionais que já trabalham na indústria cinematográfica, televisiva ou de produção de vídeo, como realizadores, produtores, editores, argumentistas, animadores, e que procuram enriquecer as suas competências e conhecimentos teóricos e práticos.
  7. Professores e Investigadores: Professores, educadores e investigadores que desejam especializar-se em cinema, média e cultura digitais, tanto para melhorar as suas práticas de ensino como para desenvolver investigação académica na área.
  8. Profissionais de Marketing, Publicidade e Criação de Conteúdos: Profissionais que trabalham em marketing, publicidade e criação de conteúdos e que querem adquirir competências adicionais em produção audiovisual e média digitais para melhor compreender as necessidades do mercado.
  9. Especialistas em TI: Profissionais que têm interesse em expandir o seu conhecimento sobre a produção de média digital, efeitos visuais, animação e outras tecnologias relacionadas com cinema e novos média.

Os candidatos serão sujeitos a uma entrevista para efeito de apreciação curricular e motivacional, devendo apresentar um portefólio, no caso de haver referências a percursos artísticos.  

Registos

Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número  R/A -Cr 58/2020

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Guião de Autoavaliação do Ciclo de Estudos
Informação oficial da A3ES: Resultado da acreditação
Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 03-06-2020 

Este mestrado é ministrado em horário pós-laboral, em Português e Inglês. 

Descrição

O Mestrado em Cinema e Cultura Digital foi considerado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior uma oferta pertinente e original. Num contexto de profundas inovações tecnológicas que estão a alterar o modo de encarar o Cinema e o Audiovisual, o Mestrado proporciona, quer a reflexão sobre essa mudança e suas múltiplas articulações, quer as ferramentas indispensáveis à concretização de obras, cinematográficas ou híbridas, com visibilidade e aplicação em diversos domínios. Conjugando pensamento e ação, recolhe a experiência de profissionais cujas experiências tanto reportam à investigação quanto se alargam a incursões no trabalho de criação.

O corpo docente é altamente qualificado. Todos os docentes têm o grau de Doutor, sendo autores de diversas publicações e responsáveis por projetos de investigação científica, designadamente no âmbito do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) classificado com Muito Bom pela FCT, bem como por atividades de natureza profissional ou artística com interesse para o ciclo de estudos.

Além das parcerias nacionais e regionais, de que são exemplo alguns dos mais conceituados festivais de cinema e de artes performativas, deve relevar-se a componente de internacionalização que passa pela integração no European Network for Cinema and Media Studies (NECS) e pela rede de investigação Besides the Screen, juntamente com o King's College, e pelas Universidades de Vitória e São Paulo, no Brasil.

O Mestrado, que desenvolve competências de elevado nível, com vista a dar resposta a um mercado cada vez mais complexo e sofisticado, está estruturado em quatro semestres com um total de 120 ECTS. Os dois primeiros têm 10 unidades curriculares, sendo os restantes fundamentalmente destinados à preparação e execução de uma dissertação ou projeto.


Saídas Profissionais

O mestrado em Cinema e Cultura Digital oferece um vasto leque de áreas profissionais, graças à combinação de competências teóricas e práticas nas áreas de cinema, média  e cultura  digital. Aqui estão algumas das principais opções de carreira para os futuros mestres:

  1. Produção Cinematográfica e Televisiva: Trabalhar como produtor, realizador, assistente de realização, argumentista ou editor em filmes, séries de TV, documentários e outras produções audiovisuais.
  2. Montagem e Edição de Vídeo: Atuar como editor de vídeo em estúdios de produção, agências de publicidade ou como freelancer.
  3. Criação de Conteúdo Digital: Desenvolver conteúdos para plataformas digitais, incluindo vídeos para YouTube, campanhas de marketing digital, conteúdos para redes sociais, blogs e websites.
  4. Educação e Investigação: Seguir uma carreira académica como professor ou investigador em universidades e instituições de ensino superior, especializando-se em áreas como o cinema, média ou estudos culturais.
  5. Crítico de Jornalismo Cinematográfico: Escrever críticas de filmes, artigos e notícias para jornais, revistas, blogs e outros meios de comunicação.
  6. Gestão Cultural: Trabalhar em museus, galerias, centros culturais e outras instituições que promovem a cultura e as artes, organizando eventos, exposições e festivais de cinema.
  7. Curadoria de Cinema: Atuar como curador em festivais de cinema, programando e selecionando filmes para exibição.
  8. Consultoria e Estratégia Digital: Prestar serviços de consultoria para empresas e organizações na área de estratégias de média, marketing digital e gestão de conteúdo online.
  9. Empreendedorismo: Iniciar e gerir o seu próprio negócio na área de produção audiovisual, média e cultura digital, consultoria ou educação.

Destaques do Programa:

  • Prática e Investigação: combinação equilibrada entre atividades práticas e investigação académica, preparando-te para os desafios contemporâneos da indústria audiovisual e da cultura digital.
  • Exploração de Formas de Financiamento: Estudo e aplicação de métodos eficazes para financiar projetos de cinema e média digitais.
  • Produção Audiovisual: Aulas práticas que cobrem desde a pré-produção até a pós-produção, utilizando as tecnologias mais recentes.
  • Ambiente Colaborativo: Trabalho em equipas multidisciplinares, interagindo com colegas e professores de diversas áreas do conhecimento.
  • Criatividade e Inovação: Desenvolvimento de capacidades criativas através de projetos experimentais e uso de novos média.

Oportunidades:
  • Projetos Práticos: Possibilidade de participar em projetos reais que proporcionam experiência prática e contribuem para um portfólio robusto.
  • Rede de Contactos: Conexões com profissionais da indústria, facilitando estágios e oportunidades de emprego.
  • Apoio à Investigação: Acesso a recursos e orientação para desenvolver investigação que contribua para o desenvolvimento do conhecimento no campo do cinema e da cultura digital.




​(curso muito virado para o exterior, nomeadamente para os festivais e as artes performativas, prevista a presença complementar de realizadores, artistas multimédia, designers de som, etc.)

Propinas/Bolsas e financiamento

A Universidade da Maia procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

       Candidata-te aqui