Mestrado

Análise do Jogo de Futebol

Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto

​​​​

Coordenador de Curso
Diogo Alexandre Martins Coutinho

Registos

Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número - R/A-Cr 283/2021 /AL01 de 19-12-2023

Publicação em Diário da República

Publicação em Diário da República, Aviso n.º 1828/2024, Nº 17 de 24 de janeiro de 2024

Acreditação do Ciclo de Estudos

Guião de Submissão de Novo Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos

Estado: Acreditado 3 anos

Data da Publicação: 26-07-2021


Descrição

A análise de jogo em futebol consiste num processo complexo que requer uma constante atualização dos conhecimentos e competências. Esta atualização reveste-se de uma importância ainda mais clara, considerando a constante inovação tecnológica verificada no processo de análise do treino e do jogo de futebol. O Mestrado em Análise do Jogo de Futebol da Universidade da Maia é um ciclo de estudos lecionado em inglês que assenta no novo paradigma formativo, que se reflete cada vez mais na formação académica, através de metodologias de ensino e aprendizagem em ambientes de e-learning.
Enquanto formação académica de segundo ciclo, tem como principal objetivo o desenvolvimento de competências profissionais avançadas no âmbito da análise do treino e do jogo em futebol. A consecução deste objetivo reside na existência de módulos de aprendizagem, com carácter teórico e prático, suportados por evidências científicas atuais que permitem as capacidades de identificar, analisar e comunicar padrões de comportamento no futebol.

Assim, pretende-se aportar conhecimentos avançados na capacidade de:
  • Dominar a utilização avançada de softwares específicos de Análise do Jogo;
  • Aplicar métodos de processamento, análise e visualização de dados.
  • Manipular diferentes indicadores e técnicas de visualização;
  • Apresentar argumentos lógicos através da comunicação efetiva em relatórios;
  • Avaliar criticamente a investigação científica publicada na análise do jogo;
  • Realizar investigação nas diferentes áreas de Análise do Jogo.

Saídas Profissionais

Este mestrado habilita os seus titulares para exercer funções de analista tático, considerando a própria equipa e a equipa adversária, coordenador de departamento em análise do rendimento, e função de scouting na identificação de jogadores e treinadores nos diferentes níveis de intervenção.

Aspetos Diferenciadores

O Mestrado em Análise do Jogo de Futebol diferencia-se pela sua proposta de formação educativa e-learning em inglês, conferindo aos estudantes a possibilidade de atualizar, reforçar e especializar os conhecimentos e competências de análise de jogo à distância, em ambientes de aprendizagem colaborativos aproximados aos das comunidades de aprendizagem. A oferta de unidades curriculares optativas possibilita aos estudantes uma melhor adequação do percurso formativo, em função das necessidades individuais e especificidade do exercício da sua função profissional. Tendo em consideração a especialização no âmbito da análise do rendimento, o presente ciclo de estudos oferece a possibilidade de aprender a manipular diferentes instrumentos na análise do rendimento desportivo, tais como plataformas de armazenamento de dados ou softwares específicos de codificação e análise do rendimento, como por exemplo o Métrica Sports.
O plano de estudo inovador, apresenta-se com uma dimensão teórico-prática consubstanciada nas mais recentes evidências científicas, sendo lecionado e orientado por docentes cujo currículo científico é reconhecido nacionalmente e internacionalmente a par da participação de docentes com experiência profissional na área da observação e análise do rendimento em contextos de alto rendimento.
O projeto formativo deste ciclo de estudos pela sua natureza, possibilita e potencia um acompanhamento tutorial (individualizado). Os estudantes do ciclo de estudos terão um tutor designado (de entre os docentes do ciclo de estudos) tendo assim o seu percurso formativo acompanhado em permanência.
​Com a duração letiva de três semestres (90 ECTS), o processo formativo desenvolve-se através de duas componentes:
  1. Unidades Curriculares Obrigatórias e Optativas
  2. Estágio
Componente 1 – Unidades Curriculares Obrigatórias e Optativas
As unidades curriculares obrigatórias e de natureza fundamental e de suporte à análise do jogo de futebol, encontram-se distribuídas em dois trimestres – três unidades curriculares obrigatórias por trimestre. Esta componente visa dotar os estudantes de competências fundamentais alicerçadas em conhecimento científico teórico e aplicado, bem como nas práticas mais atuais verificadas no exercício da função do analista em futebol.
No segundo semestre, o estudante deve selecionar três unidades curriculares do núcleo e optativas que procuram complementar o processo formativo dos estudantes, permitindo um percurso que responda às expectativas e necessidades individuais, considerando as áreas de intervenção profissional onde atua durante o estágio curricular.

No segundo semestre, os estudantes optam por três de seis unidades curriculares do seguinte conjunto:
  1. Estratégia e Tática
  2. Tecnologias de Suporte à Análise do Rendimento
  3. Scouting e Big Data
  4. Análise da Intervenção do Treinador
  5. Análise de Padrões de Comportamento Coletivo
  6. Análise de Padrões de Comportamento Individual

Componente 2 – Estágio 
Com a duração de um ano letivo, esta componente realiza-se em organizações desportivas de reconhecido mérito, integradas no sistema desportivo nacional ou internacional. Os estudantes terão a oportunidade de desenvolver as suas competências em contextos de prática situada, sendo integrados em equipas de trabalho sob a supervisão e orientação dos profissionais locais e de docentes da Universidade da Maia. Através de um percurso educativo altamente especializado e individual, os candidatos vão ter a oportunidade de melhorar as suas competências em um dos dois domínios de atuação profissional durante o estágio:

1.Analista Tático de Treino e de Jogo
  • Os estudantes vão desenvolver competências no âmbito da análise tática em contextos de treino e de jogo;
  • O processo formativo e profissional tem ênfase na análise do comportamento tático dos jogadores e das equipas; 
  • O objetivo é ajudar os estudantes a observar, interpretar e comunicar informação relevante sobre o comportamento dinâmico das equipas, e sugerir planos estratégicos para auxiliar o processo de decisão das equipas técnicas;
2.Scout:
  • Os estudantes que optem por este percurso, vão desenvolver competências no âmbito da identificação de jogadores e treinadores;
  • O processo formativo e profissional tem ênfase na melhoria da capacidade de identificar talentos, avaliar o potencial do jogador e o perfil do treinador;
  • O objetivo é ajudar os estudantes a observar, interpretar e comunicar informação relevante sobre o comportamento individual de jogadores e da capacidade de intervenção nas diferentes dimensões de treinadores, contribuindo para o processo de desenvolvimento dos clubes.


​Candidaturas 

  • 1.ª Fase Candidaturas de 19 de fevereiro a 10 de março (3 semanas);
  • Seriação dos Candidatos de 11 a 19 de março (1 semana);
  • Período de Matrículas de 20 a 28 de março (2 semanas);
  • 2ª Fase Candidaturas (2ª Fase – vagas sobrantes): 1 a 5 de abril;
  • Início do Mestrado a 8 de abril.
Condições especificas de ingresso
De acordo com a legislação em vigor, podem candidatar-se a este ciclo de estudos os candidatos que: 
  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em “Ciências da Educação Física e Desporto” ou “Ciência de Dados” e/ou áreas congéneres;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.o ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo nas áreas de “Ciências da Educação Física e Desporto” ou “Ciência de Dados” e/ou áreas congéneres;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da UMAIA.
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da UMAIA;

Conhecimentos da Língua Inglesa

Os candidatos têm de ter conhecimentos mínimos da língua inglesa, considerando que é um ciclo de estudos lecionado em Inglês. 

Número de vagas

Número de vagas para ingresso  20

Candidatura

Os documentos devem ser enviados para coord.majf@umaia.pt

No processo de candidatura devem ser apresentados os seguintes documentos:
  • Documento de identificação
  • Certificado(s) de habilitações
  • Curriculum vitae
  • Carta de motivação
  • Carta de recomendação (optativo)

Nota:
Devem ser apresentados certificados de habilitações de todos os graus académicos obtidos, especificando a classificação final obtida e, preferencialmente, as classificações obtidas em todas as unidades curriculares realizadas. 
Devem ser entregues comprovativos de todas as informações presentes no curriculum vitae.
Na carta de motivação, o candidato, deve elucidar as razões da sua candidatura. ​