Mestrado

Análise do Jogo de Futebol

Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto

​​​

Coordenador de Curso

Diogo Alexandre Martins Coutinho

Registos

Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número - R/A-Cr 283/2021 de 31-08-2021

Publicação em Diário da República

Descrição

A análise de jogo em futebol consiste num processo complexo que requer uma constante atualização dos conhecimentos e competências. Esta atualização reveste-se de uma importância ainda mais clara, considerando a constante inovação tecnológica verificada no processo de análise do treino e do jogo de futebol. O Mestrado em Análise do Jogo de Futebol da Universidade da Maia é um ciclo de estudos que assenta no novo paradigma formativo, que se reflete cada vez mais na formação académica, através de metodologias de ensino e aprendizagem em ambientes de e-learning.

Enquanto formação académica de segundo ciclo, tem como principal objetivo o desenvolvimento de competências profissionais avançadas no âmbito da análise do treino e do jogo em futebol. A consecução deste objetivo reside na existência de módulos de aprendizagem, com carácter teórico e prático, suportados por evidências científicas atuais que permitem as capacidades de identificar, analisar e comunicar padrões de comportamento no futebol.

Assim, pretende-se aportar conhecimentos avançados na capacidade de:

  • Dominar a utilização avançada de softwares específicos de Análise do Jogo;
  • Aplicar métodos de processamento, análise e visualização de dados.
  • Manipular diferentes indicadores e técnicas de visualização;
  • Apresentar argumentos lógicos através da comunicação efetiva em relatórios;
  • Avaliar criticamente a investigação científica publicada na análise do jogo;
  • Realizar investigação nas diferentes áreas de Análise do Jogo.

Saídas Profissionais

Este mestrado habilita os seus titulares para exercer funções de analista tático, considerando a própria equipa e a equipa adversária, coordenador de departamento em análise do rendimento, e função de scouting na identificação de jogadores e treinadores nos diferentes níveis de intervenção.

Aspetos Diferenciadores

O Mestrado em Análise do Jogo de Futebol diferencia-se pela sua proposta de formação educativa e-learning, conferindo aos estudantes a possibilidade de atualizar, reforçar e especializar os conhecimentos e competências de análise de jogo à distância, em ambientes de aprendizagem colaborativos aproximados aos das comunidades de aprendizagem. A oferta de unidades curriculares optativas possibilita aos estudantes uma melhor adequação do percurso formativo, em função das necessidades individuais e especificidade do exercício da sua função profissional. Tendo em consideração a especialização no âmbito da análise do rendimento, o presente ciclo de estudos oferece a possibilidade de aprender a manipular diferentes instrumentos na análise do rendimento desportivo, tais como plataformas de armazenamento de dados ou softwares específicos de codificação e análise do rendimento, como por exemplo o Métrica Sports.

O plano de estudo inovador, apresenta-se com uma dimensão teórico-prática consubstanciada nas mais recentes evidências científicas, sendo lecionado e orientado por docentes cujo currículo científico é reconhecido nacionalmente e internacionalmente a par da participação de docentes com experiência profissional na área da observação e análise do rendimento em contextos de alto rendimento.

O projeto formativo deste ciclo de estudos pela sua natureza, possibilita e potencia um acompanhamento tutorial (individualizado). Os estudantes do ciclo de estudos terão um tutor designado (de entre os docentes do ciclo de estudos) tendo assim o seu percurso formativo acompanhado em permanência.

O mestrado em análise do jogo de futebol oferece a possibilidade aos profissionais, na área de intervenção do treino e do jogo de futebol, de desenvolverem competências de nível avançado em duas áreas da análise do rendimento, nomeadamente: 

  1. o analista tático do treino e do jogo; 
  2. o scout, que tem como missão identificar e selecionar treinadores e jogadores.

Com a duração de um ano letivo, o processo formativo desenvolve-se através de duas componentes:

1.       Unidades Curriculares Obrigatórias e Optativas

2.       Estágio

 

Componente 1 – Unidades Curriculares Obrigatórias e Optativas

As unidades curriculares obrigatórias e optativas, de natureza fundamental e de suporte à análise do jogo de futebol, encontram-se distribuídas em dois trimestres - três unidades curriculares obrigatórias e uma de opção do estudante. Esta componente visa dotar os estudantes de competências fundamentais alicerçadas em conhecimento científico teórico e aplicado, bem como nas práticas mais atuais verificadas

no exercício da função do analista em futebol. O conjunto de unidades curriculares optativas procuram complementar o processo formativo dos  estudantes, permitindo um percurso que responda às expectativas e necessidades individuais, considerando as áreas de intervenção profissional onde atua ou espera atuar. 

Em cada trimestre os estudantes optam por uma de quatro unidades curriculares do seguinte conjunto:

  1. Estratégia e Tática
  2. Tecnologias de Suporte à Análise do Rendimento
  3. Scouting e Big Data
  4. Análise da Intervenção do Treinador

 

Componente 2 – Estágio

Esta componente realiza-se em organizações desportivas de reconhecido mérito, integradas no sistema desportivo nacional ou internacional. Os estudantes terão a oportunidade de desenvolver as suas competências em contextos de prática situada, sendo integrados em equipas de trabalho sob a supervisão e orientação dos profissionais locais e de docentes da Universidade da Maia.

Calendário Escolar

 1.º Semestre (1.º e 2.º Trimestre - 24 de abril a 23 de junho)

Receção novos estudantes
21 de abril
Início das aulas 1º Semestre
24 de abril
Período aulas 1.º trimestre

24 de abril a 19 de maio

Período aulas 2.º trimestre

29 de maio a 23 de junho

Período Letivo
24 de abril a 23 de junho
Avaliação final de época normal
26 de junho a 8 de julho
Avaliação final época recurso
11 a 19 de julho
Avaliação final época especial
11 a 19 de julho

 2.º Semestre (20 de julho a 19 de janeiro )

Período Letivo
julho - dezembro 
Época Normal Relatório
30 de janeiro
Época Recurso Relatório

22 de fevereiro

Época Especial Relatório
20 de março

​Candidaturas 1.ª Edição - 2022-2023


Período Candidaturas (1ª Fase): 8 de fevereiro a 5 de abril
Seriação Definitiva:  10 de abril
Matrícula / Inscrição 1.ª Fase: 11 a 19 de abril 
Receção aos novos estudantes (online): 21 de abril;
2ª Fase Candidaturas (2ª Fase – vagas sobrantes): 24 de abril  a 28 de abril

Condições especificas de ingresso

De acordo com a legislação em vigor, podem candidatar-se a este ciclo de estudos:
  • Detentores de experiência profissional mínima prévia de cinco anos, nas áreas da educação física e desporto ou de ciência de dados, devidamente comprovada.
Os candidatos devem ainda ser: 
  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em “Ciências da Educação Física e Desporto” ou “Ciência de Dados” e/ou áreas congéneres;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.o ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo nas áreas de “Ciências da Educação Física e Desporto” ou “Ciência de Dados” e/ou áreas congéneres;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da UMAIA;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da UMAIA.

Número de vagas

Número de vagas para ingresso  20

Candidatura

Os documentos devem ser enviados para coord.majf@umaia.pt

No processo de candidatura devem ser apresentados os seguintes documentos:
  • Documento de identificação
  • Certificado(s) de habilitações
  • Comprovativo de experiência profissional
  • Curriculum vitae
  • Carta de motivação
  • Carta de recomendação (optativo)

Nota:Devem ser apresentados certificados de habilitações de todos os graus académicos obtidos, especificando a classificação final obtida e, preferencialmente, as classificações obtidas em todas as unidades curriculares realizadas.
Na carta de motivação, o candidato, deve elucidar as razões da sua candidatura. 

Seleção dos candidatos
Os candidatos serão selecionados a partir da análise dos elementos que integram o processo de candidatura de acordo com os seguintes critérios:
Formação académica – 35%
Percurso profissional – 55%
Carta de Motivação – 10%

Poderão ainda ser realizadas entrevistas para clarificação dos elementos documentais.