Pedagogia XXI

Centro de Excelência de Inovação Pedagógica Pedagogia XXI

Data de Início
01/07/2024

Data de Fim
30/06/2026

Instituição Financiadora Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) / Impulso Mais Digital / Estrutura de Missão Recuperar Portugal (EMRP) / Direção-Geral do Ensino Superior (DGES)
Valor Financiamento 1.192.857,14 €
Parceiros
ATLÂNTICA - Instituto Universitário e ESSATLA - Escola Superior de Saúde Atlântica (EIA - Ensino, Investigação e Administração, S.A.);
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Província Portuguesa do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia);
Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny (Província Portuguesa da Congregação de São José de Cluny);
Escola Superior de Saúde de Santa Maria (Província Portuguesa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora);
Escola Superior de Saúde do Alcoitão (Santa Casa da Misericórdia da Lisboa);
Escola Superior de Saúde do Norte da Cruz Vermelha Portuguesa;
Escola Superior de Tecnologias de Fafe e Escola Superior de Educação de Fafe (Instituto Europeu de Estudos Superiores - I.E.E.S., Lda.);
Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte; Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul; Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu;
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada e Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu (Instituto Piaget, Cooperativa para o Desenvolvimento Humano Integral e Ecológico, CRL);
Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo (FACULTAS - Gestão de Estabelecimentos de Ensino Superior, S.A.);
Instituto Superior de Serviço Social do Porto (Cooperativa de Ensino Superior de Serviço Social, CRL);
Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto (ITA - Instituto de Tecnologias Avançadas para a Formação, Lda.);
IPSN - Instituto Politécnico de Saúde do Norte e IUCS - Instituto Universitário de Ciências da Saúde (CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Universitário e Politécnico, CRL);
ISAVE - Instituto Superior de Saúde (SINTDEI, Lda. - Sociedade Internacional de Desenvolvimento, Ensino e Investigação, Lda.);
ISCE Douro - Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro e ISCE - Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (Pedago - Sociedade de Empreendimentos Pedagógicos);
UMAIA - Universidade da Maia e IPMAIA - Instituto Politécnico da Maia (Maiêutica - Cooperativa de Ensino Superior, CRL);
Universidade Lusíada (Fundação Minerva – Cultura – Ensino e Investigação Científica).

Estado Em Curso

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Objetivos

O Centro de Excelência de Inovação Pedagógica - Pedagogia XXI tem por missão promover a colaboração entre Instituições do Ensino Superior privadas, no sentido de melhorar práticas pedagógicas inovadoras no ensino superior, cultivar sinergias entre as instituições e disseminar práticas bem-sucedidas e abordagens transformadoras, sublinhando o compromisso com a inclusão, a justiça e os ambientes de aprendizagem centrados nos/as estudantes.

O projeto procura dar respostas aos desafios atuais do ensino superior, integrando um conjunto de medidas de desenvolvimento profissional dos docentes, designadamente no que concerne à articulação de competências pedagógicas e digitais com metodologias ativas de ensino, que fomentem o sucesso das aprendizagens dos estudantes e o bem-estar na relação pedagógica. A iniciativa prevê ainda um investimento na modernização de equipamentos e infraestruturas para instalação de laboratórios de apoio ao ensino e aprendizagem, a pilotagem de projetos disruptivos facilitadores da inovação curricular e a dinamização de novas ações de capacitação.

No universo académico, os estudantes concluem os seus cursos superiores com conhecimentos técnicos, mas muitas das vezes desconhecem o propósito dessas competências e não estão preparados para as aplicar no mundo do trabalho num contexto digital cada vez mais global. O objetivo do projeto D-PBL é combinar um modelo de Ensino-Aprendizagem digital com aprendizagem baseada em projetos, aplicado num contexto internacional. Os estudantes serão integrados em equipas multinacionais e irão adquirir novas competências com base em PBL (project-based learning), recorrendo a dados reais fornecidos pelas empresas participantes dos vários países envolvidos. A aprendizagem será desenrolada num ambiente digital potenciando assim o desenvolvimento de competências ligadas às novas tecnologias e ao trabalho colaborativo à distância. Os professores serão envolvidos em todo o processo e irão também beneficiar através da validação e da aquisição de competências em ambientes colaborativos virtuais em contexto multinacional.

Atividades principais

- Plano de Formação/Capacitação para Docentes

- Congresso “Pedagogia XXI"

- Comunidades de Prática e Eventos

Equipa de Coordenação Local​

Doutor José Paulo Santos (coordenador executivo, gestor do projeto)

Doutora Sónia Ruão (coordenadora de formação)

Doutor Rui Araújo (coordenador de formação)

Dra. Elisabete Fernandes (técnica financeira)​


  Website do projeto





 
José Paulo Neves Correia Marques dos Santos
Coordenador Projeto

José Paulo Marques dos Santos é Vice-Reitor da Universidade da Maia para a inovação pedagógica e professor associado no departamento de Ciências Empresariais da mesma universidade. É também investigador integrado no LIACC – Laboratório de Inteligência Artificial e Ciências da Computação (UP), investigador correspondente no NECE – Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (UBI) e professor afiliado na unidade de Biologia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Completou o doutoramento em Gestão (variante Marketing) em 2011 no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, e é licenciado em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra.​osé Paulo Marques dos Santos é professor associado no departamento de Ciências Empresariais da Universidade da Maia e investigador na unidade de Biologia Experimental da Faculdade de Medicina e no I3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, colaborando ainda no LIACC – Laboratório de Inteligência Artifical e Ciências da Computação (UP).

Completou o doutoramento em Gestão (variante Marketing) em 2011 no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, e é licenciado em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra.


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Coordenador Projeto