Mestrado

Treino Desportivo

Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto

​​​​​​​​

Coordenadora de Curso

Ana ​ Catarina Miranda de Sousa

Destinatários

Licenciatura em Educação Física e áreas afins.

Descrição

Alinhado com os mais elevados padrões de exigência científica e profissional, o Mestrado em Treino Desportivo pretende dar resposta à necessidade de alicerçar a(s) prática(s) profissionais nos conhecimentos e competências técnico-científicas. 

Pretende-se, a partir de um tronco comum (1º semestre) aportar os estudantes a conhecimentos aprofundados e de competências avançadas em áreas como a planificação, organização e avaliação de programas de treino. 

No segundo semestre, o plano de estudos é composto por 3 áreas de especialização opcionais: 

  1. Formação do Treinador Desportivo,
  2. Rendimento e Performance Desportiva, 
  3. Observação e Análise da Performance Desportiva.

A área de especialização (1) confere uma sólida equiparação ao grau de treinador, promovendo o desenvolvimento de competências críticas para a liderança técnica e pedagógica no contexto do desporto, capacitando os estudantes para intervir de forma ética, responsável e fundamentada nas diversas dimensões da formação desportiva. 

A abordagem inovadora das áreas de especialização (2) e (3) desafia os estudantes no desenvolvimento de competências e ferramentas inovadoras para a investigação e tecnologia aplicadas à observação, análise e otimização da performance desportiva, promovendo uma cultura de excelência, inovação e rigor científico nas profissões emergentes de atuação do treinador desportivo.

Saídas Profissionais

Este curso habilita os seus titulares para atuar em contextos de alta competição, centros de investigação e equipas multidisciplinares, exercendo funções de treinador de desporto, fisiologista, observador, analista da performance, coordenador técnico de clubes desportivos e formador de treinadores.​

Empregabilidade

Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados.

Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.

O Curso de Treino Desportivo (2.º ciclo)  substitui o Curso de Ciências da Educação Física e Desporto - Especialização em Treino Desportivo (2º ciclo)​

Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Ciências da Educação Física e Desporto - Especialização em Treino Desportivo (2º ciclo)

O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link

Aspetos Diferenciadores

A estrutura curricular flexível e orientada para a especialização, permite ao estudante construir um percurso formativo constituído por áreas de especialização alinhadas com os seus interesses profissionais e científicos.

  •  Investiga​ção

O Mestrado em Treino Desportivo tem o reconhecimento do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD). O CIDESD, unidade de investigação e desenvolvimento acreditada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, recentemente avaliada em “Excelente", reconhece ainda que este Mestrado, ministrado na Universidade da Maia - UMAIA, se apresenta com elevado interesse para o desenvolvimento do projeto estratégico do centro. ​

  • Corpo Docente

Com um leque de docentes possuidores de currículos científicos reconhecidos nacional e internacionalmente, este mestrado assenta em linhas de investigação atuais e relevantes, permitindo aos estudantes a elaboração de trabalhos devidamente orientados para apresentação em reuniões ​científicas e em publicações nacionais e internacionais.

 

Reconhecimento de Competências Académicas - Grau de Treinador 

. Formação Geral: Grau III a Andebol, Basquetebol, Futebol, Natação, Natação Pura, Polo Aquático, Rugby, Voleibol, Atletismo, Futsal.

. Formação Específica e Estágio: Área de Especialização (1) Formação do Treinador Desportivo.

UMAIA

Modalidade Desportiva

Formação Específica

Estágio

Grau II Grau III Grau II Grau III

Andebol

__ __

Basquetebol

__ __

Futebol

__ __

Natação Pura

__ __
​Rugby __​ ​__

Voleibol

__

__

Atletismo

__

__

Futsal

__

__

Graus de Treinador

Treinador de Andebol – Grau III completo

Treinador de Voleibol, Basquetebol, Futebol, Natação Pura, Rugby, Atletismo e Futsal (Área de Especialização (1) Formação do Treinador Desportivo) – Grau III na componente geral e grau II na componente específica e de estágio.

Este Mestrado possui o reconhecimento do IPDJ (certificação de treinadores de desporto) nas modalidades supracitadas. O estágio realiza-se em instituições desportivas de reconhecido mérito integradas no sistema desportivo português ou estrangeiro.

​ 

UMAIA

Formação Geral

Formação Específica Estágio

Ao Concluir o

Mestrado de Treino Desportivo

Grau III

Grau II

Grau II

 

Este Mestrado possui o reconhecimento do IPDJ (certificação de treinadores de desporto) nas modalidades supracitadas. O estágio realiza-se em instituições desportivas de reconhecido mérito integradas no sistema desportivo português ou estrangeiro.

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras da Universidade da Maia.

Propinas/Bolsas e financiamento

A Universidade da Maia procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.​​


​​​