Coordenador de Curso
Duarte Miguel Henriques Neto
Destinatários
Licenciados em Educação Física e Desporto, ou áreas afins, ou equivalente legal.
Descrição
O exercício físico é um instrumento de promoção de saúde e coadjuvante na reabilitação em populações com patologías crónicas não transmissíveis. O Mestrado em Exercício e Saúde da UMaia é um curso superior de formação avançada e especializada, que possibilita aos estudantes o domínio de metodologías e procedimentos, profissionais e científicos do Fisiologista do Exercício, em contexto laboratorial e em contexto reais de prática. O Mestrado em Exercício e Saúde confere ao Fisiologista do Exercício uma formação sólida e especializada com vista à intervenção e atuação junto de populações diferenciadas ao longo do ciclo de vida (Grávidas, Crianças, Jovens e Idosos) bem como, junto de populações com patologias crónicas não transmissíveis como: doença cardiovascular, renal, oncológica, osteoarticular, neuromuscular, mental e outras doenças metabólicas.
Saídas Profissionais
O Mestrado em Exercício e Saúde habilita os Fisiologistas do Exercício a avaliar, prescrever e monitorizar programas de exercício físico nas populações aparentemente saudáveis ou com doenças crónicas não transmissíveis. Este ciclo de estudos está alinhado com as exigências do mercado de trabalho e orientações das entidades profissionais nacionais e internacionais na área do exercício e da saúde.
Empregabilidade
Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados.
Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.
O Curso de Exercício e Saúde (2.º ciclo) substitui o Curso de Ciências da Educação Física e Desporto - Especialização em Exercício Físico e Saúde (2º ciclo)
Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Ciências da Educação Física e Desporto - Especialização em Exercício Físico e Saúde (2º ciclo)
O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte
link
Aspetos Diferenciadores
O Mestrado em Exercício e Saúde apresenta-se como uma formação de nível avançado e especializado, integrando conhecimento científico inovador, num ambiente pedagogicamente situado nos contextos de atuação do Fisiologista do Exercício. O grupo de docentes e investigadores que integram o corpo docente do ciclo de estudos, possuem uma ampla experiência de intervenção profissional, bem como uma atividade de investigação científica de referência internacional. A adoção de um modelo pedagógico assente na investigação e no conhecimento científico, permite aos estudantes deste ciclo de estudos, o desenvolvimento de competências sólidas de intervenção fundamentada, de análise crítica alinhada com as práticas mais inovadoras na interceção da área da saúde e do exercício físico. A existência de parceiros institucionais como: hospitais, unidades de saúde familiares, clínicas de reabilitação, autarquias, centros comunitários, empresas, escolas (públicas e privadas) e organizações desportivas, permite aos estudantes o desenvolvimento de conhecimentos e competências em contexto real, em instituições de referência nacional e internacional.
Investigação
O Mestrado em Exercício e Saúde tem o reconhecimento do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) - unidade de investigação e desenvolvimento acreditada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, recentemente avaliada em “Excelente".
Os estudantes deste ciclo de estudos têm a possibilidade de concorrer a Bolsas de Iniciação à Investigação Científica, integrados em diferentes programas de investigação.